Brasil

Lobão garante que governo não tem interesse em esconder a verdade sobre blecaute

postado em 16/12/2009 21:37
O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, garantiu nesta quarta (16), na Câmara dos Deputados, que o governo não tem nenhum interesse em esconder a verdade sobre o blecaute ocorrido no último dia 10 de novembro em quatro estados, pois ;nós só podemos ter um sistema fortalecido se ele for operado com segurança;.

;Nós queremos, de fato, detectar, com segurança tudo o que ocorreu e saber se podemos prever, daqui pra frente, problemas dessa natureza;, disse o ministro após participar de audiência pública conjunta nas comissões de Fiscalização Financeira e Controle, de Minas e Energia e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara.

Lobão assegurou que estão em boas condições e que não houve defeito nos equipamentos das linhas de transmissão onde ocorreram os curtos-circuitos que provocaram a interrupçao do fornecimento de energia, conforme os testes realizados pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel).

A possível causa dos curtos-circuitos, segundo relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão que controla o sistema, foram as más condições atmosféricas na região das linhas de distribuição, no interior de São Paulo e do Paraná, no dia do problema, mas também pode ter ocorrido falhas nos isoladores das linhas.

Para evitar que o blecaute volte a ocorrer, segundo o ministro, será colocada uma proteção denominada ;chapéu chinês; para proteger os equipamentos de chuvas mais intensas. Também poderá ser colocada graxa para facilitar que a água escorra sobre ele, ;o que não quer dizer que o equipamento não esteja em boas condições;, disse o ministro.

Mas ; insistiu o ministro ; ainda não foram detectados defeitos como causa do problema e sim condições meteorológicas adversas. ;O resto é uma possibilidade que não está incluída no relatório. Pode vir a ser colocada no outro relatório, se chegarem a esta conclusão;.

Apesar disso, o relatório do ONS revelou que 103 isoladores ;trincados; serão trocados, mas o ministro assegurou que isso ocorre periodicamente ;e não quer dizer que estejam com defeitos graves, segundo o próprio Cepel com os exames que fez;.

Segundo Lobão, como o relatório descarta que os isoladores tenham causado a interrupção no forenecimento de energia e foi feito pelo ONS, ;nós agora estamos aguardando o relatório da Aneel para saber se confirma o do [Operador Nacional do Sistema]. Além disso, há o grupo de trabalho do ministério que vai examinar os dois [relatórios] e convidar professores de universidades e cientistas de reconhecido talento para que juntos examinem esses relatórios e cheguem a uma conclusão;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação