Brasil

Trem de pouso falha e avião aterrisa de barriga em Belo Horizonte

Juscelino Ferreira
postado em 22/12/2009 15:09

Um acidente interdita a pista do Aeroporto Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (22/12). De acordo com as primeiras informações da assessoria da Agência Nacional de Aviação Civil em Minas (Anac), o trem de pouso de uma aeronave experimental apresentou problemas e o avião caiu de barriga na pista. Uma das asas teria se partido com o impacto. Ainda não sabem dizer sobre vitimas.

[SAIBAMAIS]Informações do aeroclube são de que o incidente foi com uma aeronave modelo V10, que tem capacidade de transportar o piloto e mais três pessoas. De acordo com a Anac, o ocorrido já foi comunicado ao Seripa III (Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronátuicos), órgão da Aeronáutica que fica no Rio de Janeiro.

A Anac informa que, no caso de aeronaves experimentais, a responsabilidade e risco são do proprietário.

Aviação experimental

Conforme o site da Associação Brasileira de Aviação Experimental (Abex), a avião experimental se torna segura porque o usuário do avião experimental é o proprietário. Ele é que troca informações nas associações, nos clubes e finais de semana, providência ou faz a própria manutenção adequada e segue corretamente os procedimentos e técnicas consagradas de manutenção e construção.

Ainda de acordo com a Abex, aviões experimentais são aeronaves que entre outras caracteristicas, possuem peso superior a 750 kilos, e o tripulante deve estar habilitado com uma licença no mínimo de PP (piloto privado). Os ultraleves entre outras caracteristicas, tiveram seu PMD (peso máximo e decolagem) alterado para até 750 kilos.

A maioria dos aviões experimentais estão na categoria de ultraleves. Atualmente a Abex tem mais de 70 aeronaves sendo contruidas por amadores e a grande maioria ultraleves, que poderão ser pilotadas com habilitação de CPD ou CPR (certificado de piloto desportivo ou de recreio)

Aeroporto Carlos Prates

Segundo a Infraero, o aeroporto Carlos Prates é vocacionado para a aviação aerodesportiva, aviação geral de pequeno porte e a aviação de asa rotativa (helicópteros). Além de ser um pólo formador de profissionais da aviação. As pistas e pátios foram recapeados e foi criada uma nova área para a construção de hangares, com via de acesso exclusiva.

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