Brasil

Balanço revela que 300 edificações tiveram danos com cheias em São Luiz do Paraitinga

postado em 06/01/2010 19:00

São Paulo - Balanço divulgado nesta quarta (6) pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) revela que 300 edificações foram afetadas pela enchente deste começo de ano em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba.

Quatro técnicos do IPT estão no município desde o último dia 1;, analisando a situação do conjunto arquitetônico local, composto por 470 edificações tombadas como patrimônio histórico.

Segundo nota do IPT, das 80 construções já avaliadas pelos técnicos, metade precisará passar por obras de restauração, incluindo 28 casas que ficavam na área do entorno do coreto da cidade. Cerca de 50% do prédio da prefeitura, por exemplo, precisará ser restaurado.

A Igreja Matriz, a Capela das Mercês e o prédio da biblioteca foram totalmente destruídos pela enchente. O IPT apontou outro aspecto preocupante: os registros históricos da cidade correm risco de se perderem por causa da inundação do fórum e do cartório.

No momento, os técnicos do IPT dão prioridade à segurança estrutural das construções que sobraram e avaliam os riscos em encostas e taludes das áreas urbana e rural da cidade. Um relatório está sendo elaborado com recomendações para a recuperação das edificações urbanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação