postado em 07/01/2010 08:46
Brasília - O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, disse que o órgão tem condições de apresentar respostas ;extremamente ágeis; a situações emergenciais, como as decorrentes das chuvas ocorridas nos últimos dias.
;Estamos muito mais ágeis para atender situações como essas que estão ocorrendo em Santa Catarina e, mais recentemente, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. Isso se deve à nova metodologia que adotamos para atender as emergências. Em menos de 30 horas conseguimos remover todos os obstáculos decorrentes de 41 deslizamentos apenas na BR-101. Das 18 interdições, restou apenas um trecho, no quilômetro 477, com restrição de apenas meia pista;, disse Pagot à Agência Brasil.
Segundo ele, parte da eficiência deve-se aos novos recursos econômicos, mas a atuação do Dnit tem sido fundamental para esse atendimento. ;Dificilmente a gente está ficando com uma rodovia por mais de uma semana intrafegável. Antes, isso demorava até 30 ou 40 dias;, afirma o diretor.
Graças ao Programa Nacional de Manutenção Rodoviária, aprovado em julho de 2008, 90% das rodovias já estão com contrato de manutenção rodoviária, que se divide em contratos de conservação, de restauração e de manutenção. ;Nós chamamos esses contratos de Crema. Com ele, temos empresas constantemente mobilizadas para cada trecho, preparadas para dar pronto-atendimento, como aconteceu no próprio caso da BR-101;.
Segundo Pagot, o fiscal do Dnit é fundamental para o sucesso do programa. ;Tendo ele boa performance, a obra com certeza vai ser boa". O diretor alerta, no entanto, que faltam cerca de 100 engenheiros no departamento.
No início de 2009, Pagot havia ameaçado romper contrato com diversas empreiteiras que estariam ;fazendo corpo mole; para tocar obras rodoviárias. A situação, segundo ele, mudou ao longo do ano passado, principalmente após a divulgação dos problemas pela imprensa.
;Além disso, criamos algumas normas para fiscalização, pelas quais os fiscais emitem conceitos e índices que podem inviabilizar no futuro a atuação dessas empresas;.