Brasil

Funcionários e frequentadores lamentam o fechamento da boate carioca Help, previsto para sábado

postado em 07/01/2010 17:11
Rio de Janeiro - Os frequentadores e funcionários da tradicional boate Help, em Copacabana, têm mais dois dias para se despedir da casa, que deve encerrar as atividades no sábado (9). Essa é a data limite estabelecida pelo governo estadual para que os proprietários entreguem as chaves. Ontem (6), um leilão vendeu parte dos bens da boate e arrecadou cerca de R$ 200 mil.

Muitos dos compradores estiveram hoje (7) no local para tentar levar os produtos, como fez o empresário Roberto Luiz Sixel, que comprou mesas e cadeiras. Os objetos, no entanto, só serão entregues a partir de sábado. ;O tipo de material que estavam leiloando é o que eu uso na minha loja. E é uma lembrança daqui também;, disse.

No restaurante, que funciona normalmente do lado de fora da boate, ainda apareceram pessoas interessadas num possível leilão, que pode ser realizado com peças que sobraram dos 117 lotes postos à venda. As principais peças, no entanto, como dois mil discos de vinil, sofás, mesas redondas e jogos de luz já foram arrematadas.

Atendendo aos clientes habituais e os que chegam interessados no novo leilão, os garçons estão desolados. Muitos, na casa há mais de 20 anos, ainda não sabem o que fazer quando a boate fechar as portas de vez. ;Em quanto a casa estiver aberta vamos estar aqui. Temos que trabalhar;, afirmou um deles que preferiu não se identificar.

O Sindicato dos Garçons e Barmens do Rio de Janeiro ainda procura uma solução. O presidente da entidade, Waltair Mendes, disse que tentará acionar a Justiça para que a Help funcione até o carnaval, mas admite que a solução mais viável é a negociação dos cerca de 200 empregos em outras empreendimentos do grupo dono da boate.

;Tentaremos com que os proprietários absorvam pelo menos parte desse pessoal na rede Windsor, que têm hotéis para serem inaugurados em vários pontos da cidade;, afirmou.

Duas garotas de programa que passaram no local para se despedir, nesta tarde, também reclamam do fechamento da boate. ;É uma pena. Entre dezembro e fevereiro é a melhor época para a gente. Tem muita mulher que sustenta os filhos com isso aqui;, lamentou uma delas, que também preferiu não se identificar.

A secretaria de Cultura do Rio, responsável pela demolição da Help para a construção da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), informa que não há possibilidade de adiar o prazo de desocupação do imóvel e a demolição da boate começa na segunda-feira (11). Orçado em R$ 70 milhões, o museu começa a ser construído este ano ficará pronto em 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação