postado em 08/01/2010 09:25
Angra dos Reis (RJ) - Embora o setor turístico viva a apreensão de que a tragédia do primeiro dia do ano reduza a demanda por pousadas, hotéis e casas de aluguel da cidade, mais de cem turistas argentinos estão na cidade desde o dia 3, para preciar as belezas naturais do município do litoral sul fluminense, onde as fortes chuvas causaram deslizamentos e mataram pelo menos 52 pessoas em dois pontos distintos da Costa Verde.
Na avaliação da prefeitura da cidade, apesar da tragédia, os turistas argentinos da cidade de Córdoba e de outras partes do país aproveitam "o tempo bom na cidade e demonstram que não há atropelo, com o turismo mantendo suas atividades dentro de quase total normalidade".
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Angra, um exemplo dessa rotina é exatamente a presença na cidade do primeiro grupo de argentinos, do pacote turístico acertado no mês passado na parceria com operadoras de viagens de Córdoba, que escolheu Angra como destino turístico.
Na última terça-feira (5), os argentinos, que estão na cidade desde o último domingo (3), fizeram um passeio de saveiro e nesta quinta-feira (7) um city tour no centro histórico com duas saídas, uma pela manhã, às 10h, e outra à tarde, às 17h30.
Ainda segunda a prefeitura, são 135 turistas argentinos na cidade, sendo 99 adultos e 36 crianças. Eles estão hospedados no Vila Galé, antigo Blue Tree Park. A equipe da TurisAngra fez a recepção dos argentinos e levou o grupo para o passeio na Baía da Ilha Grande. "A impressão dos turistas foi a melhor possível, e mesmo com relatos de que chegaram a encontrar alguns pequenos problemas no primeiro dia que chegaram à cidade, se dizem maravilhados com as belezas naturais do município", garante a prefeitura.
Desde domingo, os turistas já conheceram várias praias e ilhas como Botinas, Cataguaz, Lagoa Azul e deram muitos mergulhos nas águas calmas e cristalinas da baía. A previsão é de que cerca de 3 mil argentinos visitem Angra de janeiro a abril, com grupos chegando a cada semana no município.