Erta Souza
postado em 09/01/2010 11:00
A partir de 1; de janeiro de 2011 Natal poderá contar com uma nova rede de linhas de transporte coletivo. O projeto de distribuição dos novos trajetos de ônibus e alternativos já está pronto. É o que garante o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Kelps Lima. Após o carnaval, o projeto será apresentado e discutido com os proprietários das empresas de ônibus, permissionários que detêm as concessões dos transportes alternativos e com a população. A alteração nos itinerários depende do processo licitatório que será aberto pela prefeitura ainda em 2010, provavelmente no segundo semestre.A proposta essencial, segundo Kelps, é atender de forma mais homogênea possível à população que depende do transporte coletivo. O secretário conta que quando as linhas de ônibus foram criadas em Natal, há cerca de 30 anos, a necessidade da cidade era outra. "Praticamente todos os ônibus passavam pelo Centro, Alecrim e Ribeira, que eram os grandes pólos. Hoje a cidade tem outros locais importantes que também precisam do transporte coletivo, mas da maneira que está não estão sendo atendidos de forma eficaz", ressalta.
No novo projeto vão existir dois tipos de linhas: estruturais e vicinais. Os ônibus ficarão responsáveis pelos trajetos mais longos (estruturais) e os opcionais pelos trajetos mais curtos (vicinais). Na prática essa alteração vai funcionar da seguinte forma: se o passageiro quiser ir, por exemplo, do Conjunto Santarém (Zona Norte) a Ponta Negra (Zona Sul) ele vai utilizar as linhas estruturais (ônibus). Agora se a pessoa precisa ir do Santarém ao Santa Catarina vai utilizar a linha vicinal (alternativos). As duas linhas também vão cobrar valores diferenciados.
Essa modificação vai beneficiar não apenas o passageiro, esclarece Kelps, que vai chegar ao destino mais rápido, pagar uma passagem relativa ao percurso percorrido e em ônibus mais novos, inclusive, com rastreador. Mas vai beneficar também o empresário que vai ter um contrato fixo com a prefeitura por um período mais longo (previsão de 10 a 15 anos) e vai gastar menos com manutenção dos veículos. "A própria prefeitura vai ganhar com essa nova rede de transporte porque a arrecadação aumenta e o controle dos veículos também", comenta o secretário.
Avenidas
Essa nova rede de linhas contempla os bairros que atualmente sofrem com a pouca oferta do transporte público como Lagoa Nova, Planalto e Capim Macio. Kelps explica que o trânsito na Bernardo Vieira é complicado porque a via é a única a receber toda a demanda de veículos da Zona Norte e ser praticamente a única que dispõe de transporte coletivo que atravessa a cidade de uma ponta a outra. "Outras três vias também vão oferecer transporte coletivo. São as avenidas Amintas Barros, Capitão Mor Gouveia e Antônio Basílio. Isso vai desafogar o fluxo intenso na Bernardo Vieira", disse.
Com a inclusão de Natal como uma das cidades-sede da Copa de 2014 e a implementação dos novos trajetos de ônibus e alternativos, a cidade vai ganhar cinco corredores exclusivos para ônibus: Felizardo Moura (Bairro Nordeste), Napoleão Laureano (Km 6), Capitão Mor Gouveia (Zonas Oeste e Sul), além das avenidas Prudente de Morais e Salgado Filho (Zonas Leste e Sul) que, de acordo com Kelps, foram incluídas no projeto na última quinta-feira, 7. "Recebi o aval da prefeita Micarla de Sousa e agora só vamos fazer os ajustes no projeto para que as vias possam receber de forma segura os corredores exclusivos", comemora Kelps.