Brasil

Ipuiuna, no sul de Minas, decreta estado de emergência após enchente

Patrícia Rennó
postado em 09/01/2010 12:00
Os moradores de Ipuiuna, no Sul de Minas, passaram os últimos dois dias limpando as casas tomadas pela lama e destroços trazidos pela enchente, que na noite de quinta-feira invadiu a cidade e trouxe muitos transtornos.

A chuva de quase duas horas fez com que o nível do rio Pardo subisse cerca de dois metros e transborda-se. No final da tarde de sexta-feira, a prefeitura decretou Estado de Emergência e encaminhará um relatório à Defesa Civil de Belo Horizonte, com intuito de conseguir recursos para consertar os estragos.

As famílias tiveram que deixar pelo menos 45 imóveis as pressas, por causa da força da água que entrou rapidamente nas residências. Muitas pessoas perderam tudo. Na manhã desta sexta-feira, o que se via eram móveis, eletroeletrônicos, roupas, que foram retirados das casas e colocados nas ruas. Entre os bairros mais atingidos foram a Vila do Zezé do Zico e o Saída dos Campos.

Buraco
Em uma área próxima a ponte José Rodolfo, a forte correnteza fez com que surgisse um buraco de pelo menos um metro e meio de profundidade e dois de largura. A água também danificou veículos da prefeitura que estavam na garagem do Estádio Municipal.

O leito do rio já voltou ao normal mas algumas famílias continuam alojadas na casa de amigos e parentes.

Alguns funcionários públicos foram escaldos para ajudarem na limpeza das ruas e casas e a prefeitura disponibilizará cestas básicas, colchões e cobertores para as famílias prejudicadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação