Brasil

Repórter do Correio que estava em Angra dos Reis relata o drama da tragédia

Populaçaõ não conseguia sair da cidade. Região não está preparada para situações de catástrofe

postado em 10/01/2010 09:15
As ruas estreitas de Angra dos Reis exibem sinais de perigo a cada curva. Nos dias seguintes à tragédia do réveillon, que deixou 52 mortos num dos balneários mais concorridos do Rio, aqueles que tentaram sair do município se viram obrigados a desviar de uma série de pequenos desastres: árvores derrubadas, fios da rede elétrica abandonados no asfalto, postes envergados por deslizamentos de terra, vias interditadas e lombadas de barro formado pelo acúmulo de terra das encostas. Somados, os obstáculos provocavam nos motoristas a impressão de que não havia como eleger zonas de risco numa cidade que parecia ; toda ela ; à beira de um novo colapso.

O sentimento de apreensão e desamparo, compartilhado entre visitantes e moradores, varou os primeiros dias de 2010. Na manhã ensolarada de domingo, 3 de janeiro, ainda eram poucos os que se arriscavam a mergulhar nas águas do continente. Desde a madrugada do dia 1;, quando famílias foram soterradas no Morro da Carioca (na área central da cidade) e em Ilha Grande, as praias ganharam um colorido turvo, em tons de marrom. Ainda que sob um céu sem nuvens, o clima tenso exigia pressa dos que pretendiam seguir pela rodovia Rio-Santos. Para os que ficavam, não havia muitas providências a tomar: a ameaça pairava sobre quase todas as residências da região, das construções que se equilibram sobre os morros às mansões à beira-mar.

Nessa chuvosa semana do ano-novo, eu estava entre os tantos turistas que partiram de Brasília para passar o feriado no litoral fluminense. Com um grupo de cinco pessoas, hospedei-me na Praia do Retiro, a 13km do centro. À semelhança de muitas das casas da Estrada do Contorno, aquela foi erguida entre o pé do morro e a areia do mar. Uma paisagem de paradoxo: estávamos de frente para o paraíso, mas à sombra de uma vegetação robusta, formada por árvores tão altas quanto, em caso de tempestade, perigosas. Na segunda-feira, dia 28 de dezembro, as perspectivas para o feriado não pareciam as melhores: enfrentamos quase 100km de engarrafamento e chuva na Rio-Santos, no sentido São Paulo-Rio de Janeiro. No dia seguinte, para nosso alívio, o sol espantou as nuvens mais carregadas.

Fazíamos planos para a noite de réveillon quando, na quarta-feira, uma chuva fina e gelada começou a cair sobre a praia. Não parecia, até então, motivo para alarde. Mas, com o passar das horas, começamos a nos impressionar com a duração do aguaceiro. A água encharcava o terreno insistentemente à tarde e durante a madrugada. Os sinais estavam todos lá: o gramado, as encostas e as pistas ensopadas. Ainda assim, nenhum alerta da Defesa Civil.

À luz de velas
Por volta das 19h da noite de réveillon, já decididos a passar a noite em casa, uma surpresa: o abastecimento de energia elétrica na Estrada do Contorno foi cortado. As notícias, multiplicadas pela boataria, eram de que todos os bairros mais próximos também estariam no breu. Depois de uma ceia iluminada por lampião e velas, assistimos a um espetáculo sombrio: a tradicional queima de fogos de artifício nas ilhas foi ofuscada por nuvens densas e abafada pelos ruídos da chuva, cada vez mais intensa. De Brasília, recebemos informações por telefone de que, em Angra, o estado era de emergência. Não havia como sair de casa para festejar com os vizinhos.

O relógio ainda não marcava 2h quando ouvi um baque abafado no jardim da casa, acompanhado de um sopro gordo de vento na janela. No morro próximo à casa, uma árvore se despregou do solo e, entortada sobre a fiação elétrica, resvalou no nosso quintal. Os galhos espinhosos, que por poucos metros não se chocaram contra as paredes, afundaram a cerca viva e bloquearam o portão.

Telefonamos para a Defesa Civil, mas, ainda que prontamente atendidos, não recebemos a visita dos técnicos. Não naquela noite, nem na seguinte. Passamos o primeiro dia de 2010 ilhados, sem energia elétrica, cientes de que havia pessoas em condições muito mais complicadas que a nossa.

A Defesa Civil demorou quase dois dias para liberar o trecho da Estrada do Contorno interditado pela árvore que desabou sobre a casa onde estávamos hospedados. Na tarde de sábado, uma pequena equipe, com velhas serras a diesel e um trator, cortou os galhos e limpou a área. Um dos técnicos explicou a gravidade da situação: era insuficiente o número de profissionais da área, que acumulavam funções e estavam responsáveis tanto por resgatar corpos das vítimas de deslizamentos quanto por desbloquear as pistas. Na manhã de sábado, fizeram dois partos em lanchas.

Sair de casa, pelo menos, deixou de ser um drama. Na manhã de domingo, já com malas arrumadas, recebemos a notícia de que a Rio-Santos havia sido fechada. Ainda sem luz, resolvemos arriscar a ;aventura; de sair para a rua. No caminho, o cenário se mostrava mais desolador do que imaginávamos. Entre os habitantes da região, a tragédia reverberou como uma confirmação de que Angra não está (nunca esteve?) preparada para os efeitos da chuva e, mais perturbador do que isso, não oferece alternativas verdadeiramente seguras a quem tenta se proteger de catástrofes como as da madrugada do dia 1;. É rezar para não chover. E, ao deus-dará, temer pelo pior.

"No morro próximo à casa, uma árvore se despregou do solo e, entortada sobre a fiação elétrica, resvalou no nosso quintal"

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação