Lilian Monteiro, Enviada Especial
postado em 11/01/2010 08:27
Rio de Janeiro ; A semana de moda no Rio de Janeiro lança o inverno 2010, mas quem está na Cidade Maravilhosa encara um típico verão carioca com temperaturas acima de 35;C e sensação de 40;C ou mais. Calor, muito calor. Dentro dos armazéns do Píer Mauá, as marcas propõem o jogo de sobreposição para a brasileira estar bela e protegida do frio tropical. Bem ameno.
Ontem, Mara Mac abriu o dia com um desfile primoroso. Mara Mac Dowell sempre brinda a mulher com roupas elegantes, femininas e modernas. Ao traduzir a força da natureza com o ambiente inóspito dos mares nórdicos, ela criou uma coleção de formas estruturadas, sobreposições e texturas, como a rede de pescas e as cordas dos marinheiros. Com bom gosto, aliou o esportivo ao urbano com composições em cinza, azul e laranja. Muitos recortes, legging, tricôs amplos, assimetria e uma brincadeira interessante ao unir numa única peça um macaquinho com uma camisa de tricô, que fez as vezes de uma capa. A manga era a mesma para as duas peças, mas o corpo da camisa ficou solto. O mesmo efeito criou no macacão. Um dos pontos altos desta temporada.
A partir do pensamento Quem ama o feio, belo lhe parece, saída das histórias de terror da escritora inglesa Mary Shelley, a Filhas de Gaia, das estilistas Marcela Calmon e Renata Salles, levou para a passarela um inverno estruturado, com ombros em evidência, vestidos micros e uma estampa floral para resgatar o belo, pintura criada pelo artista plástico Jefferson Cabral. Uma coleção correta. O domingo ainda teve a coleção da Cavendish e os belíssimos e aguardados desfiles das grifes mineiras Graça Ottoni e Coven, encerrando a noite.
Hoje, no quarto dia da 16; edição do Fashion Rio, cinco marcas entram na passarela. Acquastudio, Cláudia Simões, Maria Bonita Extra, Juliana Jabour e TNG. A Maria Bonita Extra, uma das grifes mais queridas e com desfiles superdisputados, vai ter música ao vivo durante sua apresentação. A marca convidou a banda Glass and Glue para a missão, que promete um som exclusivo para o momento, inspirado nas criações da estilista mineira Ana Magalhães, à frente da grife.
*A repórter viajou a convite da organização do evento <-- --> <--
--> <-- --> <--
--> <-- --> <--
--> <--
--> <--
-->