Brasília - A partir de hoje (11), uma escavadeira hidráulica e um caminhão ajudam no trabalho de limpeza de dois municípios gaúchos atingidos por fortes chuvas no fim de semana ; Três Coroas e Igrejinha. De acordo com informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, cerca de 30 pessoas ficaram desabrigadas e 150 desalojadas. Uma pessoa morreu.
Ontem (10), o secretário de Obras Públicas do estado, José Carlos Creda, visitou as cidades. De acordo com o Governo do Rio Grande do Sul, houve alagamento de casas, de fábricas e do comércio local. O Corpo de Bombeiros da Brigada Militar e voluntários de empresas de rafting (esporte que usa botes infláveis para descer corredeiras) da região ajudaram no resgate e socorro às vítimas. Equipes da Defesa Civil fazem agora o levantamento dos estragos.
Em diversos pontos, o tráfego de pessoas e veículos voltou a ser liberado, mas estradas do interior e locais com encostas permanecem bloqueados, o que dificulta o acesso dos moradores. A ponte mais antiga do centro de Igrejinha foi interditada por causa de uma rachadura. Também foi registrada a queda de barreira na RS-115, nos quilômetros 27 e 14,5.