postado em 11/01/2010 17:39
O novo tremor de terra ocorrido nesta segunda-feira no Rio Grande do Norte atingiu a magnitude de 3,8 graus na escala Richter, segundo aferição feita pelos sismólogos da UNiversidade Federal do Rio Grande do Norte. De acordo com Joaquim Ferreira, coordenador de sismologia da Universidade, o epicentro do abalo foi registrado novamente na cidade de Taipu. O tremor atingiu Natal e várias outras cidades do estado e segundo o coordenador chegou também a João Pessoa/PB.
"As primeiras aferições dão conta de que o tremor chegou a 3.8 graus na escala Richter, mas esse número pode ser maior. Há também registros de que foi sentido em várias cidades, inclusive no estado vizinho da Paraíba. O epicentro foi em Taipu, que é uma região sísmica e que ahá muito tempo não registrava esses fenômenos. Agora, a energia acumula está "estourando", podemos dizer assim", explicou Joaquim, salientando que o fenômeno pode se repetir nos próximos dias.
Ainda segundo Joaquim, o tremor sentido hoje pode ser considerado leve em termos globais, mas significativo quando se leva em conta apenas fenômenos do tipo no Brasil. "Em nosso país não temos muitos registros desse tipo. Esse de hoje, dessa magnitude pode ser considerado de certa relevância", afirmou o sismólogo. O número de cidades atingidas pelo abalo ainda não foi totalmente contabilizado. "Sabemos que foram em muitas cidade, abrangendo boa parte do estado, mas ainda não temos o número exato", competou Joaquim.
Abalos
Este foi o segundo tremor de terra sentido no estado desde o último sábado. O outro, que também teve como epicentro a cidade de Taipu, foi aferido em 2,7 graus na escala Richter, o que é considerado leve. No entanto, o abalo foi sentido em todas as regiões de Natal e ainda mais quatro cidades do estado, sendo João Câmara, Taipu, Ceará-Mirim e Poço Branco.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR