Brasil

Chuvas dos últimos dias agravam situação em dois municípios paulistas

postado em 21/01/2010 18:38

São Paulo - Cerca de 500 famílias, o que representa 2% da população de Atibaia, estão desabrigadas por causa das chuvas que se intensificaram na cidade nos últimos dois dias. Segundo a prefeitura, sete bairros foram atingidos e em três deles, a situação é muito grave.

Em um dos bairros atingidos, há 44 famílias desabrigadas, 32 ocupam módulos montados na quadra de escolas e 12 estão em contêineres colocados em um campo de futebol.

[SAIBAMAIS]A prefeitura informou que duas leis sancionadas hoje (21) deverão garantir às famílias atingidas a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da taxa de água e esgoto e o pagamento de auxílio moradia no valor de R$ 162 para ajudar os que tiveram de sair de suas casas e pagar aluguel em outros locais. Atibaia vai também receber do governo do estado R$ 700 mil para investir na ajuda aos desabrigados e na recuperação das áreas atingidas.

Em Capivari, as chuvas deixaram 13 bairros debaixo d;água. Segundo a prefeitura, na região central da cidade, há cinco pontos de alagamento e as 420 pessoas que ficaram desabrigadas estão sendo encaminhadas para locais como escolas e ginásios de esportes. A maior parte das vítimas vivia em áreas invadidas à margem do Rio Capivari e de seus afluentes.

A prefeitura informou ainda que já foram demolidas 25 das 212 casas condenadas pela Defesa Civil. Os acessos à cidade, entre eles o principal, que é a Travessa do Ribeirão, estão comprometidos e há necessidade de buscar rotas alternativas. A prefeitura implantou um serviço de transporte gratuito para os moradores dos bairros inundados.

De acordo com a prefeitura, o governo do estado decretou situação de emergência em Capivari e há expectativas de que a cidade obtenha recursos para recuperação das áreas atingidas. Está prevista também a construção de 326 moradias pela prefeitura para atender parte das famílias atingidas. As obras deverão começar na próxima semana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação