postado em 25/01/2010 10:15
Rio de Janeiro - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, inaugura hoje (25), no Rio de Janeiro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Gonçalo, na região metropolitana.
Essa é a terceira UPA do estado custeada por meio de convênio entre o Ministério da Saúde e a Secretaria estadual de Saúde. As duas primeiras, nos municípios de Três Rios e de Queimados, foram inauguradas em dezembro do ano passado. Ao todo, o governo estadual implantou 24 unidades desse tipo.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a UPA de São Gonçalo terá capacidade para atender até 550 pacientes por dia. Equipada para atender casos de urgência de baixa e média complexidade, a unidade funcionará 24 horas, inclusive nos fins de semana. No local, os pacientes poderão fazer consultas e exames e receber medicamentos.
Entre os serviços oferecidos estão consultório de pediatria, clínica médica e odontológica, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, sutura, medicação e nebulização. A unidade também oferece uma área de isolamento, com duas salas especiais para prestar os primeiros cuidados aos pacientes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose e meningite.
De acordo com o Ministério da Saúde, já foram instaladas no país 290 unidades de Pronto Atendimento com a de São Gonçalo. Para este ano, estão previstas mais 510. <-- .replace('','').replace('