Brasília - O Fórum Social Mundial deve ganhar um memorial em Porto Alegre para abrigar a história do encontro de movimentos sociais que está completando dez anos. Na abertura do encontro, na manhã de hoje (25), o prefeito da capital gaúcha, José Fogaça, anunciou a assinatura de um convênio com o Conselho Internacional do FSM para a construção do memorial.
;Porto Alegre não pode perder a oportunidade de fazer esse registro da história, da cultura e das ideias do Fórum.;
Segundo Fogaça, o FSM decidirá sobre o formato da instalação. ;Eles entram com o material, projeto e ideias, para que tenham total autonomia para fazer algo que esteja de acordo com o conteúdo e a forma que quiserem.;
O terreno será doado pela prefeitura, mas o local ainda não está definido. ;Tem que ser num lugar nobre. É uma definição que eu não posso antecipar porque não tenho ideia;, admitiu.
Até sexta-feira (29), o FSM deve reunir cerca de 600 atividades em Porto Alegre e em cinco municípios da região metropolitana. Hoje a tarde, os participantes caminharão pelas ruas da capital gaúcha durante a tradicional marcha de abertura do fórum.