O futuro dos 2,6 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será definido nos próximos dias. O resultado do teste deve ser divulgado na quinta-feira, segundo o Ministério da Educação (MEC), e os detalhes de funcionamento do sistema de seleção unificada também serão esclarecidos esta semana, por meio de uma portaria a ser publicada no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com informações preliminares, os candidatos a uma vaga em universidades federais, que adotaram o Enem como critério de seleção, terão um prazo de seis dias para fazer a primeira opção de curso e instituição.
O grande diferencial do sistema de seleção unificada é que o aluno receberá a nota do exame antes de se inscrever nos concursos das universidades e poderá ainda saber a média dos demais candidatos à vaga que ele deseja. Isso será feito por meio do sistema on-line de inscrições, no qual tais informações estarão abertas a consulta. Assim, o candidato passa a ter uma visão muito realista de suas chances de aprovação no processo seletivo. De acordo com o MEC, a previsão inicial é de que a página eletrônica do sistema de seleção unificada (www.sisu.mec.gov.br) seja lançada na sexta-feira e, dentro do prazo de seis dias, o aluno poderá mudar de curso e de universidade quantas vezes quiser.
Quem não conseguir uma vaga nesse período, terá mais duas oportunidades para saber se a sua nota é suficiente para obter uma cadeira na instituição desejada. Nessas etapas, o sistema deve excluir as vagas já preenchidas e exibir apenas as que sobraram. De acordo com levantamento feito pelo ministério, os alunos poderão concorrer a 48 mil vagas em 25 universidades federais, além dos institutos tecnológicos.
Em Minas, o Enem será usado como fase única no processo seletivo das universidades federais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), de Alfenas (Unifal), de Itajubá (Unifei), de Lavras (Ufla) e de São João del-Rei (UFSJ). O exame também será usado para substituir a primeira fase dos vestibulares das universidades federais de Uberlândia (UFU), de Ouro Preto (Ufop) e de Juiz de Fora (UFJF).
A nota obtida pelos alunos no Enem e os prazos para acessar o sistema de seleção serão divulgados pela internet e os candidatos que informaram o número do celular no ato da inscrição também serão avisados via SMS. A promessa de divulgação dos resultados esta semana e as dúvidas sobre como acessar o sistema de seleção unificada são motivos de ansiedade e preocupação entre os estudantes.
Candidata a uma vaga em medicina veterinária ou em zootecnia, Danielle Priscila Castro Aguiar, de 20 anos, confessa que realmente está de ;cabelo em pé;. ;Não passei no vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais e todas as minhas apostas agora são no Enem. A pressão está muito grande e o frio na barriga não passa;, diz.
Depois de dar seu voto de confiança ao exame, Danielle pretende usar a nota para participar do processo seletivo da Ufla e da UFVJM. ;Quando saiu a notícia da fraude, fiquei um pouco desanimada. Depois, desisti de conferir o gabarito porque o Ministério da Educação divulgou a lista errada. Foram muitos problemas e atrasos, mas agora estou confiante. Só preciso controlar a ansiedade e a tensão;, conta Danielle.
O Enem seria aplicado nos dias 3 e 4 de outubro, mas foi adiado às vésperas da prova por causa de uma denúncia de vazamento das questões. O teste foi aplicado nos dias 5 e 6 de dezembro e o prazo final para divulgação do resultado é 5 de fevereiro.