Brasil

Tarso Genro defende nova política de drogas

postado em 27/01/2010 15:25
Novo Hamburgo - Ao discursar para centenas de jovens no Fórum Social Mundial, o ministro da Justiça, Tarso Genro, defendeu ;uma nova política de drogas;. O debate foi feito em Novo Hamburgo, a 40 quilômetros da capital do Rio Grande do Sul, onde será realizada nesta tarde, a Marcha da Maconha.

;Sou a favor de uma nova política de drogas. O problema da pessoa que se droga está relacionado com questões ligadas à saúde pública. Tem que ocorrer uma discussão muito séria para modificar as leis relacionadas ao uso de drogas leves;, defendeu, ovacionado pela plateia.

;Acho que nossa política de drogas é atrasada, em relação, inclusive, ao próprio usuário. Queria deixar bem claro minha posição sobre isso;, reforçou.

De acordo com a norma mais recente, a Lei 11.343, de 2006, a pessoa pega com drogas para consumo próprio deve ser penalizada com medidas socioeducativas que considerem a quantidade da apreensão, os antecedentes do usuário e as circunstâncias do flagrante.

Tarso explicou que ;a grande questão; a ser enfrentada em relação às drogas é o tráfico, em especial, de cocaína e seus derivados, que estão ligados a outros tipos de crime.

;Isso nos preocupa porque [o tráfico] é um processo de acumulação financeira ilegal que deriva um conjunto de crimes, não somente financeiros;, exemplificou.

Ao chegar no acampamento, que na tarde hoje fará uma marcha em favor ;do controle público das drogas;, Tarso Genro lembrou do slogan utilizado pelos defensores da legalização da maconha, no último fórum social, em Belém (PA).

;Quando estive aqui [acampamento da juventude, montado em todas edição do evento], no outro fórum, um grupo de manifestantes me cercou com vários vasinhos [com mudas de maconha] dizendo: Ei, polícia, maconha é uma delícia;, contou. Ao ser novamente ovacionado, fez um alerta: ;Ei, pessoal, estou com a Polícia Federal.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação