Vítima de câncer no intestino, morreu nesta quarta (26/1) à noite a secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Neide Viana Castanha. O corpo está sendo velado no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, e será enterrado às 17h de hoje (27).
Mineira de Januária, Neide Castanha tinha 55 anos, era casada e deixa dois filhos. Assistente social por formação, com especialização em políticas públicas e direitos da criança e do adolescente, Neide recebeu no ano passado prêmio da revista Cláudia na categoria Trabalho Social.
Há dois anos, a secretária executiva recebeu o Prêmio Bertha Lutz 2008, destinado a cinco mulheres que tiveram atuação de destaque na garantia dos direitos femininos e em questões de gênero.
Neide foi uma das fundadoras do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), uma organização não governamental especializada em projetos de pesquisa, capacitação e articulação, e responsável pela metodologia do serviço de denúncia Disque 100, para registro de casos de violação sexual de crianças e adolescentes.