postado em 27/01/2010 20:00
[SAIBAMAIS]O governo do Rio Grande do Sul pretende ampliar o universo da população que vai receber a vacina contra a gripe A no estado, incluindo o grupo com faixa etária entre 30 e 39 anos. Esta população não está contemplada no programa de imunização anunciado pelo Ministério da Saúde. Com esta medida, cerca de 45% da população gaúcha deve ser imunizada.
A orientação do ministério é que profissionais de saúde e pessoas que estão nos considerados grupos de riscos em relação à enfermidade, o que inclui crianças de 0 a 6 anos, indígenas, gestantes, doentes crônicos e população de 20 a 29 anos, sejam imunizados.
No Rio Grande do Sul, no entanto, os habitantes que tiverem entre 30 e 39 anos também deve ser vacinados, conforme pedido encaminhado pela secretaria estadual de Saúde ao ministério da Saúde nesta quarta-feira. A justificativa da secretaria é que esta faixa etária foi muito atingida pelo vírus no inverno passado com grande número de óbitos.
Com os critérios atuais do ministério, 5 milhões de gaúchos receberiam a vacina, o equivalente a 45% da população. Caso o pedido de ampliação feito pela secretária seja atendido 6,5 milhões de pessoas serão imunizadas no Estado.
O secretário da saúde, Osmar Terra, afirmou que o ministro, José Gomes Temporão, garantiu que o ministério irá atender as particularidades de cada região. Pelo projeto da secretaria gaúcha, para atender mais esta população, será necessário fazer uso de uma reserva técnica das vacinas do ministério.