Luiza Seixas
postado em 28/01/2010 07:01
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que a princípio seria divulgado em 5 de fevereiro, já estará disponível hoje para os candidatos no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito na tarde de ontem pela secretária de Educação Superior, Maria Paula Dallari Bucci. Com a nota em mãos, os 2,6 milhões de alunos que realizaram a prova poderão começar, a partir das 6h de amanhã, no próprio site, o processo de matrícula que disponibilizará 47,9 mil vagas nas 51 instituições de ensino superior que aceitam a nota como forma de ingresso. Para acessar o portal (), o aluno deve entrar com a mesma senha do Enem.
O processo de inscrição será dividido em três etapas (veja calendário). Na primeira, que começa amanhã, o aluno deve realizar a inscrição, das 6h às 23h59. Depois desse horário, o sistema será fechado para calcular a nota de corte dos cursos disponíveis. No dia seguinte, o aluno saberá a nota de corte da opção que escolheu e, caso a sua pontuação não seja suficiente para conquistar a vaga, pode optar por outra área. A mudança na escolha pode ser feita até o fechamento do prazo de inscrição. ;Vale lembrar que, enquanto o período de inscrição estiver aberto, a nota de corte será atualizada todos os dias, podendo haver alteração. O aluno precisa acompanhar dia a dia a sua opção;, explica Maria Paula.
Esse processo se encerra em 3 de fevereiro, quando, a partir de uma lista gerada pelo sistema com os alunos que preencheram as vagas, as instituições começam a fazer a matrícula. ;A matrícula é por conta da instituição e deve ser presencial. Segue a regra de cada uma. Algumas delas admitem a matrícula à distância, mas são poucas;, informa a secretária.
Em 15 de fevereiro, o MEC iniciará a segunda etapa do processo, que consiste em ocupar as vagas que não foram preenchidas. Os alunos terão também o prazo de seis dias para conseguir ingressar em algum curso. A terceira etapa, chamada de suplementar, será entre 1; e 3 de março.
Reuniões
De acordo com Maria Paula, o processo do sistema de seleção foi elaborado com as universidades. ;Nós fizemos várias reuniões e todas as questões do Sisu foram sendo apresentadas às instituições e, depois, validadas, inclusive a definição do calendário;, afirma.
Questionada sobre se o site está preparado para atender à demanda, Maria Paula afirmou que ;toda a arquitetura e segurança do portal foram reforçados e o trabalho para evitar hackers também foi feito;. Segundo a secretária, o portal tem capacidade para 200 mil acessos simultâneos.
Calendário
1; etapa
Inscrições: 29/1 a 3/2, das 6h às 23h59
Resultado: 5/2
Matrícula: 8/2 a 12/2
2; etapa
Inscrições: 15/2 a 20/2, das 6h às 23h59
Resultado: 22/2
Matrícula: 23/2 a 26/2
3; etapa
Inscrições: 1/3 a 3/3, das 6h às 23h59
Resultado: 5/3
Matrícula: 9/3 a 12/3
; Memória
Credibilidade
As provas do Enem, marcadas inicialmente para 3 e 4 de outubro do ano passado, foram realizadas em 5 e 6 de dezembro após o vazamento dos cadernos de questões. Com o episódio, algumas instituições de ensino superior atrasaram seus calendários e outras deixaram de aceitar o Enem no processo de seleção, o que abalou a credibilidade do MEC. Outro problema enfrentado pelo MEC em 2009 foi com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Caixas contendo o exame foram encontradas sem lacre no Rio. (LS)
Ouça trechos da entrevista com a secretária de Educação Superior, Maria Paula Bucci