Brasil

Povos guarani da América do Sul se reúnem no Paraná

postado em 02/02/2010 10:53

Brasília - Começa hoje (2) e vai até sexta-feira (5), no município de Diamante D;Oeste (PR), o Encontro dos Povos Guarani da América do Sul. O evento é promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural. Participam cerca de 800 indígenas guarani da Bolívia (Chiriguano), do Brasil (Kaiowa, Ñandéva e Mbya), do Paraguai (Ache-Guayaki, Kaiowa, Mbya e Ava-Guarani) e da Argentina (Mbya).

O objetivo é criar uma nova perspectiva de intercâmbio cultural que fortaleça a relação entre os guarani e reduza o abismo existente entre essas populações e os não índios. O encontro pretende ainda difundir a cultura dos povos guarani e contribuir para uma visão mais ampla da temática indígena no Brasil e na América do Sul. Os dois primeiros dias do evento serão voltados para as plenárias constituídas exclusivamente por indígenas. O terceiro e último dia serão dedicados à apresentação das considerações e deliberações tomadas em assembleia às autoridades presentes no encontro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação