Juliana Bandeira
postado em 04/02/2010 19:41
O Dia Nacional da Mamografia é comemorado nesta sexta-feira (5/2). A data foi insituída através da lei 11.695, de 12 de junho de 2008. O exame é o método mais eficaz para a detecção do câncer de mama, um dos mais mortais para as mulheres
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que a doença deve atingir cerca de 45 mil pessoas este ano. Na Paraíba, este número deve chegar a 550 novos casos; 210 só na capital.
Os dados assustam ainda mais quando se referem ao número de mulheres que morrem vítimas de câncer de mama. De acordo com o levantamento fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde, centenas de famílias paraibanas choraram a perda de 443 mulheres, de 2008 até setembro de 2009, vítimas deste tipo de câncer.
Exatamente para evitar que esse número cresça, será iniciada nesta sexta-feira uma campanha de conscientização com o intuito de incentivar as mulheres paraibanas a realizarem a mamografia anualmente, como forma de prevenção.
%u201CEstamos divulgando a campanha nas rádios, jornais e televisão, além de disponibilizarmos folhetos nas clínicas informando sobre a importância de se fazer o exame periódico. Quanto mais mulheres se submeterem à mamografia, mais casos poderão ser diagnosticados ainda bem no início, com muito mais possibilidades de cura. Assim, mais vidas serão salvas%u201D, explicou o presidente da Sociedade de Radiologia da Paraíba, Marcílio Cartaxo.
Para se ter uma idéia de como o diagnóstico precoce é importante, o Inca estima que o exame garante uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. A mamografia deve ser realizada a todas as mulheres com idade acima de 40 anos do exame periódico.