Brasil

Inscrições do Prouni começam neste sábado

postado em 06/02/2010 09:36
O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem, em Brasília, o prazo de inscrições do Programa Universidade Para Todos (Prouni). A primeira fase começa hoje e vai até quarta-feira, com a publicação da lista de pré-selecionados marcada para o dia 13. As matrículas serão feitas entre 17 e 26 de fevereiro. Este ano, o MEC vai oferecer 165 mil bolsas, 9 mil a mais que em 2009, em 1.399 instituições de ensino. Desse total, 86 mil bolsas são integrais e 79 mil cobrem 50% da mensalidade. Os alunos usarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para fazer a inscrição. A média mínima para se candidatar a uma bolsa é de 400 pontos nas cinco provas do Enem, critério exigido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, garante que cerca de 90% dos alunos que fizeram o Enem têm condições de acessar o Prouni. ;Historicamente, os candidatos do Prouni superam em muito a nota mínima;, diz.

A segunda etapa de inscrições ocorre entre 4 e 7 de março, com a divulgação do resultado no dia 10. Os concorrentes a uma das bolsas devem obedecer critérios estabelecidos pelo MEC. Para conseguir a bolsa integral, a renda familiar não pode ultrapassar o valor de 1,5 salário mínimo por integrante da família. No caso do benefício parcial, a renda familiar tem que ser de, no máximo, três salários mínimos por pessoa da família. Os alunos também não podem ocupar vaga em instituição pública. É exigido ainda que o aluno tenha cursado o ensino médio completo na rede pública ou tenha sido bolsista integral em instituição privada. A oportunidade também será concedida a professores da rede pública de ensino, com a restrição de oferta de cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior. Hoje, cerca de 396 mil bolsistas são beneficiados pelo Prouni no país. A inscrição deve ser feita no site do MEC, no qual o candidato deve informar seu número de inscrição no Enem de 2009 e o CPF.

A jovem Allana Araújo dos Santos, 17 anos, espera ansiosa o primeiro dia para fazer a inscrição. A jovem, que sempre estudou em escola pública no Paranoá, preenche os requisitos para concorrer às bolsas e está confiante. ;Eu sou a mais animada da minha turma de amigos a fazer logo a inscrição para concorrer à vaga. Estou torcendo para ser uma das escolhidas, porque é uma oportunidade muito boa para quem não tem opção de ingressar na rede privada de ensino;, afirma Allana, que escolheu os cursos de engenharia civil e de direito como prioridade. ;Eu sei que são os mais concorridos, mas os dois estão entre os cursos dos meus sonhos.;

Nota de corte
Após o candidato fazer a escolha do curso no site do MEC, o sistema indicará qual a nota de corte do curso escolhido, se o estudante se enquadra nele ou não e a quantidade de bolsas oferecidas para aquela opção. A secretária do MEC alerta para o acompanhamento diário do candidato sobre a sua situação, devido ao aumento de inscritos. ;Como o número de pessoas que procuram as bolsas aumenta todos os dias, é necessário acompanhar a nota de corte para saber se o candidato ainda está enquadrado naquela situação;, informa Maria Paula.

Depois de divulgado o resultado dos pré-selecionados para uma das bolsas do Prouni, o candidato deve procurar a instituição de ensino escolhida para participar do processo seletivo e, se aprovado, fazer a matrícula. Nesta etapa, o candidato deve apresentar o comprovante de conclusão do ensino médio e documentos que comprovem a renda da família.

O processo de desempate, quando houver notas idênticas, levará em consideração os seguintes critérios: maior nota na redação, maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota na prova de matemática e suas tecnologias; maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias; e, por último, maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Como o número de pessoas que procuram as bolsas aumenta todos os dias, é necessário acompanhar a nota de corte para saber se o candidato ainda está enquadrado naquela situação;
Maria Paula Dallari Bucci, secretária de Ensino Superior do MEC



O número
86 mil
Número de bolsas integrais disponibilizadas pelo Prouni


Calendário

Primeira etapa

# Inscrições:
6 a 10 de fevereiro

# Resultado dos candidatos pré-selecionados:
13 de fevereiro

# Processo seletivo das instituições: 17 a 26 de fevereiro

# Resultado da aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados:
17 de fevereiro a 1; de março

Segunda etapa

# Inscrições:
4 a 7 de março

# Resultado dos candidatos pré-selecionados:
10 de março

# Processo seletivo das instituições:
10 a 12 de março

# Resultado da aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados:
10 a 14 de março

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação