postado em 08/02/2010 20:08
Será lançada amanhã (9/2), às 10h30, a campanha "Correios contra a Aids", promovida pelo Ministério das Comunicações e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A inicativa faz parte de uma ação mundial de prevenção à Aids e já envolveu, nesta primeira fase, sete países que pretendem mobilizar a estrutura de mais de 660 mil agências de Correios de todo o mundo.A intenção é fazer das agências de Correios, pontos estratégicos para a distribuição de material informativo sobre prevenção da doença. A distribuição no Brasil começará em cercade 120 agências pelo Distrito Federal, pelo Amazonas e Bahia.
Em uma segunda fase, haverá kits com informações sobre o HIV e aids para os trabalhadores dos Correios. Na terceira fase, planejada para 2011, a UPU promoverá a distribuição de um selo em alusão aos 30 anos da descoberta do vírus da aids.
O site criado para a campanha, www.correioscontraaids.org.br, traz informações sobre a DST/aids e explica questões como as formas de contágio, prevenção e questões ligadas à discriminação. O site também traz um jogo de perguntas e respostas que indica se o participante precisa fazer ou não o teste de HIV.
Participarão da cerimônia de lançamento, na Central dos Correios em Brasília, o ministro das Comunicações, Hélio Costa; do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; do presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio; do coordenador do UNAIDS no Brasil, Pedro Chequer; da diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo; além de dirigentes da UNI Global Union e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).
A campanha "Correios contra a Aids" acontece em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), o Ministério da Saúde, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a União Postal Universal (UPU) o Sindicato Global dos Trabalhadores Postais (UNI Global Union) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT).
Concurso de redação
A campanha "Correios contra a Aids" influenciou também o tema do Concurso Internacional de Redação de Cartas deste ano. Os estudantes de 9 a 15 anos, matriculados em escolas da rede pública e privada de ensino podem soltar a imaginação e o talento para "escrever uma carta a alguém para dizer-lhe porque é importante falar da aids e se proteger dela".