Brasil

Campanha do Ministério da Saúde mira mulheres e gays

Nos estados com mais casos, no entanto, a maioria dos infectados é homem e heterossexual

Luiza Seixas
postado em 09/02/2010 07:00


Nos estados com mais casos, no entanto, a maioria dos infectados é homem e heterossexualNo ano passado, até o mês de junho, o Ministério da Saúde registrou, em todo o país, 13.661 casos de Aids. Os estados líderes do ranking ; São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina ; tiveram, nos primeiros seis meses do ano, 8.208 casos notificados. A maior parte deles, de acordo com o ministério, está entre os homens, sendo que a principal forma de transmissão é a heterossexual. Porém, o que vem preocupando o órgão é a população jovem, na faixa etária de 13 a 24 anos. Os últimos dados do boletim epidemiológico de 2009 mostram que houve um aumento no número de novos casos entre jovens homossexuais e mulheres. Diante dessa realidade, este ano, a Campanha de Prevenção à Aids no Carnaval será voltada, especialmente, para esse público, com o tema Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre.

;É claro que toda a população nos preocupa, mas esses dois públicos específicos têm chamado mais atenção e, por isso, nosso foco maior é neles. Vamos fazer uma campanha com três peças publicitárias que tratam do uso da camisinha. Nessa primeira semana, uma voltada para os gays e outra para as meninas. Após o carnaval, vamos focar na testagem, pois as pessoas precisam lembrar que se elas não usaram o preservativo, é necessário realizar o teste para conhecer o seu estado;, explica o diretor adjunto do Departamento de DST/Aids e hepatites virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa. Ele destaca que quanto mais cedo conhecer o resultado, melhor, pois mantém a prevenção ou inicia o tratamento precoce.

Para Barbosa, a população não deve nunca deixar de se preocupar com a Aids. ;Nos últimos anos, a doença está estabilizada, mas em patamares altos. São registrados em nosso sistema pelo menos 24 mil casos e 12 mil óbitos por ano;, completa.

A iniciativa da campanha é do Ministério da Saúde e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Para a ministra Nilcéia Freire, é importante passar essa mensagem de prevenção em um momento ;onde há um clima maior de liberdade sexual;. ;O carnaval é uma festa onde tem toda uma mística de maior liberdade. No ano passado, trabalhamos com as mulheres acima de 50 anos, e agora estamos focando nas meninas jovens e nos gays. Entre as mulheres, nós queremos fazer com que, por meio dessa campanha, elas se sintam protagonistas das suas histórias. As jovens precisam entender que não dependem dos homens para a definição de como o sexo será e devem exigir o uso do preservativo;, afirma.

Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo são os estados que mais receberam material da campanha. O último lidera tanto o ranking de casos quanto o de óbitos por Aids. No ano passado, foram notificados pelo menos 2.984 casos e em 2008 foram registradas 3.158 mortes. ;Nós tivemos um decréscimo no número de casos e na taxa de mortalidade, mas precisamos continuar investindo na prevenção, no controle e na assistência. O estado realiza, durante todo o ano, ações para combater a doença. Para o carnaval, já começamos as atividades;, diz a coordenadora do Programa Estadual de DST e Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna.

Folia atrás do trio elétrico em Salvador: preocupação do governo é que na época de festas os jovens normalmente se esquecem do uso da camisinha


No DF, distribuição na quinta

De janeiro de 2000 a junho de 2009, foram 3.713 casos de Aids em meninas de 13 a 19 anos, contra 2.448 entre os meninos. Na população de 20 a 24 anos, há 13.083 casos entre elas e 13.252 entre eles. Porém, no grupo com 25 anos ou mais os casos entre os homens são maioria, 174.070 casos, de um total de 280.557. Entre os meninos de 13 a 19 anos, há mais casos de Aids por transmissão homossexual do que heterossexual.

No Distrito Federal, a campanha para prevenção da Aids será realizada na quinta e na sexta-feira. O Núcleo de DST/ Aids da Secretaria de Saúde estará na Rodoferroviária e no Aeroporto distribuindo preservativos para as pessoas que estiverem embarcando. ;Além disso, nos blocos de carnaval teremos pessoas distribuindo preservativos;, afirma a diretora do núcleo, Diva Castelo Branco. (LS)

Óbitos por Aids em 2008

1; São Paulo - 3.158
2; Rio de Janeiro - 1.574
3; Rio Grande do Sul - 1.445
4; Paraná - 561
5; Santa Catarina - 553
17; Distrito Federal - 105

Em todo o país 11.523




Beyoncé faz a festa
Nos estados com mais casos, no entanto, a maioria dos infectados é homem e heterossexualApós passar um dia tranquilo no Hotel Fasano, no Rio, ontem ; inclusive acordando apenas às 15h ; a cantora Beyoncé, em turnê pelo Brasil, subiu no palco à noite para a apresentação extra na capital fluminense. Mais uma vez, ela se derreteu com o público brasileiro e fez a tradicional média dos artistas: ;Rio de Janeiro, não há público como o do Brasil. Obrigada por ser um público tão lindo;, gritou a cantora logo depois da primeira música, para o delírio dos fãs.

A segunda-feira da musa foi agitada no Rio. Mais cedo, Beyoncé havia feito a festa dos fotógrafos que fizeram plantão em frente ao hotel, ao aparecer de pijama na sacada e acenar para os curiosos.

No domingo, durante a apresentação, também no Rio, Beyoncé chegou perto da plateia, elogiou o público ; ;Nenhum lugar é como esse. Estou muito feliz de estar aqui; ; e jogou uma toalha para a multidão. No espetáculo, a cantora prestou homenagem ao rei do pop, Michael Jackson: ;Se você foi tocado pela magia de Michael, coloque suas mãos para o alto;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação