postado em 09/02/2010 20:08
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou nesta terça-feira (9/2) que vai intensificar a fiscalização sobre o Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro. No ano passado, o aeroporto, administrado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), passou a operar com uma série de restrições ambientais, depois de um acordo do Inea com a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).Entre as restrições estão a limitação a um máximo de 23 voos por hora e o fechamento do aeroporto entre as 23h e as 6h. Também foi definido que o aeroporto só utilizaria a rota 2 (rota que passa sobre os bairros da zona sul) em caso de condições atmosféricas que afetem à segurança.
Mas, segundo o Inea, em menos de uma semana, o órgão recebeu mais de 150 reclamações de moradores de bairros da zona sul do Rio de Janeiro, por causa de barulho provocado por aviões que sobrevoam essas áreas a baixa altitude ao pousar ou decolar do aeroporto.
Por isso, a partir desta quarta-feira (10/2), técnicos do Inea vão ficar de plantão na torre de controle do aeroporto, para registrar os movimentos das aeronaves, o uso das rotas de pouso e as condições atmosféricas.