Brasil

Após mais de dois dias, termina rebelião em presídio na Bahia

postado em 10/02/2010 21:38

Após mais de 55 horas de negociação, a rebelião no Presídio de Serrinha (BA), que fica a 173 quilômetros a noroeste de Salvador, terminou na tarde desta quarta-feira (10/2).

A rebelião terminou sem que atender ao pedido de 14 presos que queriam ser tranferidos para a penitenciária de Salvador. Após mais de dois dias sem o fornecimento de comida, água ou energia elétrica, os presos desistiram do motim em troca de três regalias: que não fossem transferidos novamente, que recebessem um novo kit de higiene e que pudessem tomar banho ainda nesta quarta.

Segundo informações da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, que administra o presídio, os 25 rebelados permitiram a entrada dos policiais na unidade onde ficam os presos mais perigosos, que estava isolada. Os três detentos que eram mantidos reféns foram libertados sem ferimentos graves aparentes e encaminhados a um posto médico no município.

A rebelião começou na segunda (8/2), quando os presos quebraram o mecanismo de controle automático de fechamento das celas, usando uma barra de ferro. Em seguida, eles dominaram quatro detentos da ala destinada a ameaçados de morte e mataram o detento, Joselito Alves da Silva.

Segundo a secretaria, os rebelados vão responder por homicídio, cárcere privado e destruição do patrimônio público.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação