postado em 11/02/2010 15:57
O Ministério da Integração Nacional decretou situação de emergência em 35 municípios e vai repassar recursos para 21 deles, por terem sido atingidos por enchentes ou vendavais neste ano. As portarias com as determinações foram publicadas nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial da União. Os recursos, de mais de R$ 10 milhões, serão empregados em ações emergenciais para restituir a normalidade nessas localidades, num prazo de seis meses. No Rio Grande do Sul, estão 16 municípios em estado de emergência e que receberão ajuda: Mata, Quaraí, Pinhal, Agudo, Colinas, Novo Barreiro, Porto Xavier, Cerro Branco, São Gabriel, Dona Francisca, Pareci, São Francisco de Paula, Pareci Novo, Faxinal do Soturno, Coronel Barros e Vale do Sol.
Também receberão recursos por terem sido atingidos por inundações cinco municípios do Espírito Santo, entre eles Vilha Velha e Cariacica.
O estado de emergência por causa das enchentes foi declarado nas cidades de Cocal (PI), Ponte Alta (SC) e Atibaia (SP). Não há recursos destinados a esses municípios.
Em Santa Catarina, seis municípios estão em estado de emergência em consequência de vendavais. São eles: Correia Pinto, Ituporanga, Abelardo Luz, Irani, Balneário Arroio do Silva e Campos Novos.