Brasil

Petrobras encontra petróleo em águas rasas da Bacia de Campos

postado em 11/02/2010 17:14
Rio de Janeiro - A Petrobrás informou nesta quinta (11) que concluiu a perfuração de um poço exploratório em águas rasas ; 220 metros de profundidade ; no pós-sal da Bacia de Campos. Segundo a nota da empresa, trata-se do poço 4-PM-53, que permitiu a descoberta de uma nova área produtora na região do Campo de Pampo, a seis quilômetros da PPM-1 (Plataforma de Pampo).

A nota da Petrobras salienta que o volume recuperável de óleo é estimado 25 milhões de barris de petróleo de 20 graus API (óleo pesado). Devido às ótimas características de porosidade e permeabilidade e à espessura do reservatório, a Petrobras estima que a vazão de óleo desse poço será de cerca de 3 mil barris diários. A empresa realça o fato de a descoberta abrir uma nova frente exploratória a leste das concessões de Pampo e Bicudo.

O poço deverá iniciar o processo de produção ainda este ano, porque na região já existe infraestrutura de produção instalada. A Petrobras estuda sua interligação com a plataforma PPM-1 ou com a plataforma P-7, esta produtora no campo de Bicudo. A empresa pretende perfurar novos poços na região para aproveitar a capacidade das instalações já existentes e baratear custos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação