Brasil

Apagões da Light afetam fornecimento de água no Rio

postado em 11/02/2010 21:06
Rio de Janeiro - A Estação de Tratamento de Água do Rio Guandu, no Rio de Janeiro, teve cinco paralisações em suas atividades nos últimos 45 dias, por conta das quedas de energia que vêm atingindo o estado do Rio.

Segundo a Companhia Estadual de Águas (Cedae), o normal é que a estação do Guandu pare apenas uma vez por ano, para manutenção.

A estação é responsável pelo abastecimento de 85% do consumo da capital e de 70%, da Baixada Fluminense. Segundo a Cedae, em função disso, qualquer paralisação causa um grande impacto grande.

A distribuidora de água afirma que a paralisação provocada por queda de energia é ainda pior do que a parada para manutenção, porque ela acontece sem aviso.

Além das cinco paralisações do Guandu, a Cedae registrou que, nos últimos 45 dias, não houve nenhum dia em que pelo menos uma, entre as 30 maiores bombas elevatórias da empresa, parasse de funcionar por falta de luz.

A Cedae informou que encaminhou ofício à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contra a Light, distribuidora de energia da capital e de grande parte da região metropolitana.

A Light alega que os recentes problemas são reflexo do aumento do consumo de energia, em decorrência do calor que atinge o Rio de Janeiro, aliado ao grande número de ligações clandestinas.

Também foram registradas paralisações em outra estação de tratamento da Cedae no Grande Rio ; a de Laranjal, que abastece Niterói e São Gonçalo. Por causa dessas paralisações, a empresa de água também encaminhou ofício à Aneel contra a Ampla, a distribuidora de energia da área.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação