Brasil

Economia da cidade de Goiás lucra com movimento de turistas no carnaval

postado em 15/02/2010 14:21
Goiás - O carnaval é umas das festas mais importantes para a economia da cidade de Goiás (GO), que se sustenta principalmente do turismo. Segundo o vice-prefeito, Joaquim Berquó Neto, que também é dono de uma farmácia, neste período são gerados cerca de 3 mil empregos temporários, um número significativo para o município que tem 25 mil habitantes.

;A festa movimenta bastante a cidade. O comércio fica aquecido e as pessoas tem um aumento na renda;, disse.

Entre os trabalhadores temporários está o pedreiro Pasqual Gomes que trocou a massa e o tijolo para ganhar um dinheiro extra trabalhando em um dos balneários da região. ;É bom, né? Vou trabalhar cinco dias aqui na entrada da cachoeira de Santo Antônio;, afirmou.

O carnaval atrai também comerciantes de outras regiões. É caso de Rosemeire, que juntamente com o marido saiu de Goiânia para vender churrasco no espetinho na cidade de Goiás e não se arrependeu. ;É a primeira vez que a gente vem para Goiás. Alugamos este ponto aqui na praça do Coreto. Estamos vendendo bem;, disse.

Mas Rosemeire é uma exceção. A maior parte do trabalho temporário é feito pelos próprios moradores. O empresário Marco Antônio Veiga diz que a principal característica é que tudo é organizado por quem, de fato, vive na cidade. ;A gente varre pra dentro: o dinheiro entra e fica aqui mesmo;, afirmou.

Para o vice-prefeito Joaquim Neto, acha que a cidade precisa divulgar mais o seu carnaval para aumentar o número de visitantes. ;Goiás precisa ser mais divulgada no Brasil. Nosso acervo histórico é tão grande, o nosso artesanato, as comidas típicas. Sem falar nas belezas naturais da Serra Dourada e dos rios;, disse.

Mesmo sem explorar todo o seu potencial turístico, os moradores da cidade estão otimistas com o movimento do carnaval. Dona Inês, tem uma barraca de bolo de arroz no mercado municipal há 30 anos e disse que tem vendido bem.

;Eu faço bolo de arroz desde mocinha. Foi meu pai que me ensinou. Nessa época de carnaval a cidade fica cheia e a gente vende muito, sabe? E todo mundo que vem aqui volta, porque acha gostoso;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação