Rio de Janeiro ; O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro iniciou nesta sexta-feira (19) as obras de reestruturação do sistema de esgoto e águas pluviais do município de Armação de Búzios, na Região dos Lagos, balneário turístico fluminense. O objetivo é acabar com as línguas negras existentes em praias como Ossos, Manguinhos e João Fernandes.
Serão construídas quatro bacias de infiltração, para evitar o deságue do esgoto nas praias, e redes de captação para levar a água poluída à estação de tratamento de Araruama, município próximo a Búzios. A previsão é que a obra, que custará R$ 400 mil, seja concluída em 120 dias.
Segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a obra será custeada pelo Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fecam) e conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente.
;O turismo depende da praia limpa. Um turista que vem da Europa, por exemplo, não vai querer ficar mergulhando numa praia, que tenha uma língua negra de esgoto quando chove muito. Isso tem a ver com meio ambiente, com saúde e com ecoturismo;, disse Minc, depois da inauguração da obra.