Brasil

Bombeiros da Força Nacional estão de sobreaviso para atuar em incêndio na Raposa Serra do Sol

postado em 19/02/2010 18:46
O Ministério da Justiça suspendeu o envio de 35 bombeiros da Força Nacional de Segurança para atuar no combate a incêndios na região da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Como os focos de incêndio foram amenizados nas últimas horas, o grupo vai ficar de sobreaviso e só viajará se a situação se agravar.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o problema atenuou-se com as chuvas que caíram sobre a região e a atuação do Centro Integrado de Combate a Incêndio, composto por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do governo estadual, com apoio da Força Nacional.

A causa dos incêndios são as queimadas irregulares, agravadas pela seca extrema na região nessa época do ano. Além da Raposa Serra do Sol e da Terra Indígena Yanomami, o Ibama monitora focos de incêndio próximos às florestas nacionais de Roraima e de Anauá. As queimadas ocorrem perto dos municípios de Alto Alegre, Amajarí, Cantá, Pacaraima e Mucajaí.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação