Pedro Rocha Franco
postado em 21/02/2010 11:29
Caso não seja tomada medida para diminuir o número de automóveis em circulação em Belo Horizonte e outras metrópoles brasileiras, como Brasília e São Paulo, o alardeado colapso será inevitável. A manutenção no ritmo de crescimento da frota de carros e de motocicletas pelos próximos 10 anos resultará no dobro e quadruplo de cada um dos tipos de veículo, respectivamente.O mestre em engenharia de transportes e assessor técnico da Agência de Desenvolvimento Metropolitano de Minas Gerais, Paulo Rogério Monteiro, aponta como solução ;óbvia; para evitar o caos do trânsito de BH e das cidades vizinhas a elaboração de planejamento para crescimento ordenado da região. ;A mobilidade tem que ser pensada como uma grande e complexa engrenagem em que uma pequena peça pode emperrar as demais;, diz em referência à necessidade de se ter um sistema intermodal.
;O metrô, por exemplo, tem função de atender aos eixos com maior demanda, mas não consegue alcançar os cantos dos bairros. Esse é dever dos ônibus e em áreas planas pode ser feito o uso de bicicletas, por meio de ciclovias;, explica. E adverte que, mesmo se o poder público der continuidade aos megainvestimentos em infraestrutura e ampliação de vias, o espaço físico não cresce na mesma proporção.