Ivan Satuf
postado em 22/02/2010 16:14
Os rodoviários de Belo Horizonte e região metropolitana cumpriram a determinação do sindicato da categoria e cruzaram os braços a partir das primeiras horas desta segunda-feira (22/2). A greve por tempo indeterminado foi decidida na tarde de domingo.A maior parte dos passageiros foi surpreendida pela paralisação. Apenas algumas linhas mantêm parte dos ônibus em circulação, mas o número é insuficiente para atender a população da capital e cidades vizinhas. A Polícia Militar monitora a situação para evitar depredações e outros atos violentos em consequência da greve.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários em Transporte Coletivo, a greve tem como objetivo pressionar as empresas a conceder aumento salarial e promover melhorias nas condições de trabalho.
Os trabalhadores reivindicam 37% de aumento, jornada de seis horas de trabalho e compensação das horas, manutenção da função de despachante e cobrador, pois em algumas linhas este trabalho é feito pelo motorista.
Em nota, as empresas argumentam que apresentaram ao sindicato uma proposta de reajuste que coloca os trabalhadores do setor entre os de maior remuneração entre nas capitais do país. O texto divulgado pelos patrões adverte que ;a ausência ao trabalho pode representar demissão por justa causa por descumprimento da Lei de Greve;.
Portal Uai