Brasil

Hospital de Recife será transformado em shopping center com 170 lojas

Diário de Pernambuco
postado em 22/02/2010 18:19

O Hospital Ulysses Pernambucano, conhecido como Hospital da Tamarineira e instalado em uma das áreas mais nobres do Recife, pertencente à Santa Casa de Misericórdia, vai se transformar em um shopping. O anúncio oficial do novo empreendimento foi feito na tarde desta segunda-feira (22/2) pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. O centro de compras será erguido em parceria com a empresa Realesis, integrante do grupo carioca BVA Empreendimentos.

Com a instalação do shopping, a área do terreno de nove hectares será transformada em um parque público que, de acordo com o plano, será 50% maior do que o Parque da Jaqueira. O espaço será temático e o foco das atividades desenvolvidas no local será a educação ambiental e a sustentabilidade.

O projeto do novo complexo de compras, de acordo com o arcebispo, ainda não foi concluído. Durante a coletiva de imprensa concedida para oficializar o fechamento do negócio, porém, a Santa Casa de Misericórdia adiantou que o terreno não será vendido e detalhou o acordo de relocação dos cerca de 180 pacientes que vivem no hospital, atualmente administrado pela Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com contrato firmado com a empresa responsável pela construção do shopping, os doentes serão transferidos para cinco centros de convivência fomatados como residências terapêuticas ou hospitais-dia, a serem construídos pela própria Realesis.

O projeto também prevê a instalação de dois museus na área. O Museu do Inconsciente ; que funcionará no prédio tombado onde hoje funciona o hospital ; vai abrigar a memória e a história da unidade, além de mostras de arte, ciência e psiquiatria. A outra unidade, batizada de Museu do Meio Ambiente, vai servir de sede para um projeto ambiental educativo e interativo que prevê o replantio de espécies nativas da Mata Atlântica.

Como a área que abriga o Hospital da Tamarineira é considerada um imóvel de preservação de área verde, de acordo com o estabelecido pela legislação municipal, o novo administrador do terreno terá que manter pelo menos 70% da área verde. O projeto inicial do empreendimento prevê a construção de 170 lojas no local.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação