Brasil

Marcos Trigueiro entrou para a macabra lista dos principais assassinos em série de MG

Em depoimento, ele contou em detalhes como matava suas vítimas

postado em 02/03/2010 08:54
Na quarta-feira passada (24/2), quando Marcos Antunes Trigueiro foi preso debaixo de sua cama, no barraco de fundos do número 51 da Rua Equador, no Bairro Industrial, em Contagem, a Polícia Civil não apenas retirou de cena o psicopata que violentou e estrangulou cinco mulheres na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Naquela manhã, os 20 delegados e agentes que entraram na casa do rapaz, respaldados por um mandado de prisão expedido pelo juiz Nelson Missias, também colocaram atrás das grades o serial killer mais procurado de Minas Gerais nesta década. A corporação não sabe informar qual matador em série fez mais vítimas na história do estado, mas é certo que Marcos figura no grupo dos principais psicopatas que agiram no estado.

A psiquiatria forense classifica como serial killer o criminoso que mata pelo menos três pessoas num intervalo relativamente curto, as executa sem motivação financeira, não comete o ato com a finalidade de roubar objetos e segue o mesmo ritual. É o caso de Anestor Bezerra de Lima, o Matador de Taxistas, que assassinou, entre 23 de julho e 24 de agosto de 2004, pelo menos nove motoristas, sendo seis em Minas e os demais em São Paulo, Rondônia e Mato Grosso. Natural de Manga, no Norte do estado, ele pedia às vítimas que o levassem até São Paulo, onde as matava com tiros na cabeça. Em Minas, o psicopata abordou os taxistas em Porteirinha, Iapim, Lassance e João Pinheiro.

Nesta última, o serial killer foi filmado num churrasco. Sua imagem foi repassada às polícias de todo o país. A caçada terminou numa blitz no município de Colniza (MT). Outro psicopata que faz parte do grupo é o carroceiro Eurípedes Martins, mais conhecido como o Maníaco de Araguari, no Triângulo Mineiro. Preso em 2006, ele confessou ter matado seis mulheres, de 12 a 57 anos de idade, entre janeiro e outubro de 2005. O modus operandi do carroceiro era sempre o mesmo: o homem, que tinha 39 anos na época dos homicídios, abordava a vítima e a convidava para um passeio de bicicleta, levando-a para um local ermo, onde a estuprava.

[SAIBAMAIS]Em seguida, batia na cabeça da presa até ela perder a vida. Os crimes eram motivados por magia negra: Eurípedes, que disse ter tido problema de impotência sexual, afirmou, em depoimento à Polícia Civil, que oferecia a alma da vítima a uma entidade espiritual. O carroceiro foi preso depois de uma mulher conseguir fugir das garras do maníaco e procurar a polícia para o tradicional retrato falado.

O serial killer André Luiz Cassimiro, que ficou conhecido como o Estrangulador de Juiz de Fora, na Zona da Mata, também foi parar atrás das grades. Em 1996, depois de violentar e matar cinco mulheres, ele foi detido porque deixou o cartão de uma das vítimas debaixo da cama. A irmã do rapaz, que tinha 31 anos na época, encontrou o cartão e comentou com um amigo, que repassou a informação à Polícia Civil.

As vítimas de Cassimiro, que tinham de 58 a 77 anos, foram mortas entre 1995 e 1996. Por vários dias, ele fingia ser lavador de carro para observar sua presa. O homem invadia a casa da vítima, a violentava e a estrangulava. Depois de matá-la, o rapaz cobria o corpo da mulher com um cobertor, pois, segundo contou aos policiais, não gostava de ver a mulher naquele estado. O carroceiro, que havia cumprido quase 12 anos por seis condenações de roubo, chegou a comer uma goiabada na casa de uma das vítimas, minutos depois de estrangulá-la.

Investigação
O chefe da Divisão de Crimes contra a Vida, delegado Wagner Pinto de Souza, disse que o interesse específico da sua delegacia é apurar as cinco mortes de mulheres atribuídas a Marcos Trigueiro. ;Logicamente, nos demais casos estamos trabalhando com as investigações já elaboradas, fazendo uma leitura dos autos e buscando informações necessárias para traçar a vida pregressa desse indivíduo;, disse Wagner Pinto.

Quando matou o taxista em 2004 em Betim, Grande BH, Marcos foi preso em flagrante, segundo o delegado, e reconhecido por uma testemunha. O inquérito do caso foi concluído e enviado à Justiça, segundo ele, mas que não sabe como se deu a tramitação do processo. A informação é de que o inquérito foi devolvido para o 4; Distrito Policial de Betim, para mais diligências, onde teria desaparecido. ;Vamos procurar saber se esse latrocínio chegou à Justiça. Com relação à morte do bebê, a Homicídios de Ibirité já foi acionada, para concluir o inquérito, assim como a Homicídios de Contagem para concluir o inquérito da morte do tio;, disse o chefe do DI, delegado Edson Moreira. Duas mulheres procuraram a polícia dizendo que foram atacadas por Marcos e conseguiram escapar. Para a polícia, ele agia sozinho quando praticava estupros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação