Brasil

Ubes defende reserva de vagas para estudantes de escolas públicas no Sisu

postado em 09/03/2010 16:21
O presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Yann Evanovick, defendeu nesta terça (9) a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e seleciona estudantes para vagas em universidades e institutos federais de ensino.

;Queremos que 50% das vagas do Sisu sejam reservadas e destinadas para estudantes das escolas públicas do país. Porque acaba entrando na universidade pública uma camada mais rica da população", afirmou.

Para ele, o Enem ainda é um sistema elitista porque não faz um corte por classe social. Ele afirma que os alunos que estudaram em colégios particulares são os que entram nas universidades públicas.

O presidente da Ubes diz que colocará o tema na pauta da audiência pública que será realizada amanhã (10) pela Comissão da Educação, Cultura e Esporte no Senado Federal para discutir a importância do Enem nas políticas de avaliação da qualidade da educação brasileira.

A Ubes pretende discutir também a universalização da educação básica e a garantia de vagas para todos os estudantes que terminarem o ensino médio.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim Neto, e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Kardec Martins, também participam da audiência, que está prevista para iniciar às 10h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação