Manaus ; Duas equipes dos Ministérios da Saúde do Brasil e do Canadá realizam nesta terça (9) e amanhã (10) visitas às instalações do núcleo do Programa Telessaúde localizado no distrito de Yauaretê - no município de São Gabriel da Cachoeira, no noroeste do Amazonas - e do pólo-base da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) instalado na terra indígena Yanomami, em Roraima.
As visitas fazem parte de uma programação que está sendo realizada até o dia 14 pelos dois países e têm como objetivo a identificação de necessidades na área da saúde, troca de experiências sobre ensino a distância em saúde e assistência às comunidades indígenas com a ajuda de computadores e da internet.
A diretora de Gestão da Educação na Saúde, Ana Estela Haddad, disse que a parceria entre os dois ministérios existe formalmente desde maio de 2009. No documento assinado pelo Brasil e pelo Canadá estão dois planos de trabalho para o desenvolvimento de cooperação no Telessaúde e na saúde indígena.
;Em outubro do ano passado, uma delegação brasileira conheceu a Sociedade Canadense de Telessaúde e visitou uma comunidade indígena no norte de Vancouver. Agora, é a vez de os canadenses conheceram mais sobre nossa realidade e trabalho;, destacou a coordenadora.
Além das visitas às comunidades indígenas, a programação também inclui a oficina Brasil-Canadá de Telessaúde e Saúde Indígena, em Manaus.
De acordo com o coordenador do pólo de Telemedicina da Amazônia, Cleinaldo Costa, melhorar a qualidade de vida e reduzir o índice de mortalidade infantil entre os indígenas que vivem nos territórios dos dois países são os principais resultados esperados com a parceria.
;A partir desse encontro em Manaus, poderemos saber que pontos comuns poderemos trabalhar em projetos institucionais entre Brasil, Canadá e, eventualmente, outros parceiros internacionais, nos quais poderá haver aporte de recursos para que essas ações se mantenham ao longo dos próximos anos;, disse.
Dados da Funasa revelam que a média da mortalidade infantil no Brasil é de 22 crianças para cada mil habitantes, mas que, entre os povos indígenas, essa média sobe para 43 óbitos no mesmo universo (mil habitantes).
O Programa Telessaúde Brasil foi criado em 2007 pelo Ministério da Saúde para qualificar a distância profissionais que trabalham na Estratégia Saúde da Família. Atualmente o programa está em dez estados brasileiros e já qualificou quase 6 mil profissionais.
O programa permite que profissionais da atenção básica em saúde se comuniquem com profissionais de referência na solução de casos clínicos pela internet. No Amazonas, o Telessaúde está presente em 23 dos 62 municípios do estado. Até o fim deste ano, o Ministério da Saúde pretende implantar o programa em 100 localidades amazonenses.