postado em 09/03/2010 19:15
Em 2009, 5.581 veículos foram roubados ou furtados em Belo Horizonte (MG). O número é 8,34% menor do que foi observado em 2008, quando foram registradas 6.089 ocorrências do tipo. O balanço foi divulgado na tarde desta terça-feira pela Delegacia Especializada de Investigação de Furtos e Roubos de Veículos e pelo Departamento de Trânsito (Detran) da Polícia Civil (PC).De acordo com os dados divulgados pela PC, A estimativa é de que 15 veículos tenham sido furtados ou roubados, por dia, na capital mineira, durante o ano passado.
Os levantamentos também revelaram que a frota que circulou na capital em 2009 contava com 1.220.125 veículos, entre carros, caminhonetes, ônibus, motocicletas e outros tipos.
Mais ocorrências na Região Noroeste
A Região Noroeste da cidade foi onde ocorreu a maior parte dos roubos e furtos. Ao todo, as ocorrências registradas nesta parte da capital mineira somam 23% do número total de roubos e furtos. A Região Sul de Belo Horizonte aparece em segundo lugar na pesquisa, com 18% do total de ocorrências. Em seguida, a Região de Venda Nova, com 17%, a Região Leste, com 14%, o Centro e o Barreiro, com 13%. Os furtos e roubos em outras regiões representam 2%.
A Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos recuperou no ano passado 3.036 veículos, o que corresponde a aproximadamente oito por dia. De acordo com a assessoria da PC, o número de veículos recuperados é menor do que o que foi registrado em 2008 por causa da diminuição nas ocorrências de furtos e roubos.
(Com informações de Otavio Oliveira/Portal Uai, e da Polícia Civil de Minas Gerais. Editado por Thiago Ventura/Portal Uai)