postado em 10/03/2010 15:00
Estabelecimentos comerciais, escritórios, consultórios, repartições públicas e bancos localizados na Avenida Rio Branco, a principal do centro do Rio de Janeiro, e em ruas próximas estão fechados, porque estão sem luz desde o final da tarde dessa terça (9/3). Os sinais de trânsito estão apagados e guardas municipais orientam os motoristas. O trânsito no centro ficou congestionado durante toda a manhã. Segundo a concessionária Light, o fornecimento de energia elétrica será restabelecido no final da tarde.Por volta das 18h de ontem, houve uma explosão em um bueiro da empresa, na Avenida Presidente Vargas, também no centro, e técnicos iniciaram os reparos na galeria subterrânea ainda à noite.
Segundo José Marcio Ribeiro, assessor da Vice-Presidência de Operações da Light, que está monitorando a equipe no local, ;houve um defeito em um cabo que se incendiou e acabou atingindo muitos cabos vizinhos;, Com isso, de acordo com ele, foi necessário desligar o sistema.
Ribeiro explicou que os técnicos já recolheram alguns cabos para apurar o ocorrido, mas que o importante agora é restabelecer a energia o mais rápido possível. "O restabelecimento está previsto para as 18h", garantiu o assessor.
A lanchonete Bing Ling, que fica em frente à estação de metrô de Uruguaiana, foi uma das prejudicadas. ;O problema é que você quer uma solução e a Light não tem para te dar. Muitos funcionários estão aqui desde as 6h da manhã. O prejuízo pode chegar a R$ 4 mil reais durante o dia, fora os alimentos que vão estragar na geladeira;, afirmou Aparecida Damasceno, responsável pela lanchonete.
O prédio da Eletrobrás, na esquina das avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, também ficou sem luz.
Para minimizar os problemas de emissão de documentos no Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), a Light instalou um gerador de energia em frente ao prédio do órgão. Assim mesmo, estão sendo feitos apenas atendimentos de urgência.
Em nota, a concessionária admitiu que têm ocorrido falhas na rede subterrânea em uma frequência maior do que a média histórica, mas também responsabilizou os frequentes furtos e atos de vandalismo que prejudicam a empresa. O texto destaca que ;a concessionária está implementando um plano de reforço de curto prazo de fiscalização e de manutenção preventiva".