Brasil

Governo do Rio e prefeituras fluminenses promovem passeata pelos royalties

postado em 17/03/2010 16:20
Rio de Janeiro - O governo do Rio de Janeiro e prefeituras fluminenses promovem, às 16h, uma passeata no Centro da cidade do Rio contra a emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que modifica os critérios de distribuição dos royalties do petróleo. A emenda, que tramita no Senado Federal, prevê que os royalties sejam distribuídos entre todos os estados e municípios brasileiros e não apenas entre os produtores.

[SAIBAMAIS]O governo do estado do Rio de Janeiro será o mais afetado, já que concentra mais de 80% da produção de petróleo do país e recebe cerca de R$ 2 bilhões em royalties por ano. Já o município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, será a cidade mais prejudicada, já que perderá mais de R$ 400 milhões por ano.

Para atrair a população para o ato, chamado ;Contra a Covardia, em Defesa do Rio;, o governo do estado e algumas prefeituras, entre elas a da capital, decretaram ponto facultativo nas repartições públicas na tarde de hoje. As prefeituras de Macaé, Rio das Ostras e Quissamã, no litoral norte fluminense, trarão 80 ônibus à cidade do Rio.

A estimativa do governo do estado é que 150 mil pessoas participem da manifestação. A Polícia Militar terá mais de 4,7 mil homens destacados especialmente para a passeata.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação