postado em 17/03/2010 18:18
Rio de Janeiro - Principal entrada turística por mar do país, o Porto do Rio de Janeiro deverá receber metade dos R$ 300 milhões aprovados pelo Ministério dos Portos para obras que facilitarão o acesso tanto de navios de carga quanto de passageiros, segundo o consórcio Píer Mauá, administrador do porto desde 1997.Várias dragas contratadas já operam para retirar um total estimado em 4 milhões de metros cúbicos de depósitos ao longo do cais, entre o armazém um e o oito. A dragagem de 2 metros de profundidade permitirá a atracação de navios de maior calado, sobretudo cargueiros de grande porte.
Além do Rio, a verba do ministério será destinada a melhoramentos nos portos de Niterói, Angra dos Reis e Sepetiba. Como principal porto do estado, o da capital tem previstas outras obras orçadas em mais R$ 300 milhões e ainda em fase de projeção.
A ampliação e os melhoramentos no porto se inserem no projeto de revitalização da zona portuária da cidade, que inclui a área central e os bairros da Gamboa e Santo Cristo, além do Morro da Conceição.