postado em 19/03/2010 17:19
Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta sexta-feira (19/3), no Rio de Janeiro, destacou Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília como as cidades mais desiguais do Brasil. Intitulada O Estado das Cidades do Mundo 2010/2011: Unindo o Urbano Dividido, o estudo é feito a cada dois anos pela organização.No ranking geral, as cidades destacadas perdem apenas para Buffalo City, Johannesburgo e Ekurhuleni ; todas situadas na África do Sul. Segundo a publicação, as quatro cidades brasileiras apresentam um índice de desigualdade superior a 0.60. Esse índice ; chamado Gini ; vai de 0 a 1 e tem como base o consumo. Quanto mais perto de 1, maior a desigualdade entre o que as pessoas ganham. As três cidades da África do Sul têm um índice de 0.71.
Entre os países, o Brasil é considerado pela ONU o pior da América Latina em termos de desigualdade. Entretanto, o estudo também mostra que as cidades brasileiras citadas têm um índice de água tratada e saneamento básico muito melhores que as cidades africanas.
[SAIBAMAIS]Os dados do relatório serão apresentados no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio, na próxima semana. Na ocasião, vai acontecer o 5; Forum Urbano Mundial da ONU. Neste ano, o tema em debate é o crescimento das cidades e as políticas públicas que precisam ser implementadas para o cidadão ter seus direitos garantidos, como o acesso à moradia.