postado em 23/03/2010 18:55
Brasília - O crescimento demográfico não pode ser desculpa para as desigualdades econômicas mundiais, disse nesta terça-feira (23/3) a diretora-executiva da Organizações da Nações Unidas para Habitação (ONU-Habitat), Anna Tibaijuka. Ela defende que as crianças recebam um atendimento prioritário.;Definitivamente, se há um rápido crescimento populacional, o desafio de sustentar as crianças aumenta. Mas se você olhar para o mundo, verá países como a China e outros asiáticos que são sustentáveis, mesmo tendo altos índices populacionais. Então quero dizer que as crianças devem ser atendidas antes. Não podemos nunca dizer que o crescimento populacional é uma desculpa para as diferenças atuais;, afirmou.
Para Ana Tibaijuka, os governos têm que investir em áreas sociais a fim de aumentar a qualidade de vida. ;A distribuição de renda deve ser mais equilibrada. Você não vai melhorar a prosperidade simplesmente controlando a população. Você deve ver outros desafios, como a falta de investimentos em educação;, disse.
A diretora da ONU-Habitat afirmou ainda que o crescimento populacional, e as pressões que isso gera sobre o meio ambiente e a economia, deve ter maior espaço nos debates dos governos e nos meios de comunicação.
;As Nações Unidas têm um programa de população que é dedicado a essas questões. Nós achamos que isso deve vir à público, deve ser debatido. Os meios de comunicação também têm um papel fundamental nessa questão, pois sem eles como o público vai saber o que está acontecendo? Nós temos que discutir mais essa questão. Se esse é o problema ou não, devemos debater;, afirmou.
Anna Tibaijuka participou hoje do 5; Fórum Urbano Mundial que está sendo realizado no Rio de Janeiro.