postado em 24/03/2010 17:21
Cinco municípios em estado de emergência, 3,4 mil pessoas desalojadas e quase seis mil residências danificadas, segundo a Defesa Civil. Este é o saldo do vendaval, com ventos de 120 quilômetros por hora, que atingiu o noroeste do Rio Grande do Sul, ontem (23).Nos 23 municípios por onde o vendaval passou houve interrupção total e parcial no fornecimento de energia, quedas de postes e de torres de telefonia celular. De acordo com o chefe da Divisão de Relações Comunitárias da Defesa Civil do Estado, capitão Cilon Freitas da Silva, a situação hoje é tranquila e parou de chover na região. ;As tempestades passaram e não está chovendo mais;, afirmou. Ainda segundo o capitão, as pessoas já estão reconstruindo suas casas.
A Divisão de Apoio às Comunidades Atingidas, segundo o capitão, está organizando a distribuição de 10 mil telhas, 20 rolos de lonas plásticas, mil cestas básicas e mil kits dormitórios contendo colchões, lençóis, travesseiros e outros itens para as famílias que tiveram suas residências danificadas pelo vendaval.
O 8; Distrito de Meteorologia informou que não há previsão de novos vendavais no estado. A previsão para amanhã (25) é de tempo de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva em partes isoladas no norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, o céu também ficará nublado.