Brasil

Conferência organizada pelo Itamaraty discute estratégias para promover o fortalecimento da língua portugusa nos organismos internacionais

postado em 27/03/2010 09:01
Representantes dos oito países que integram a Comissão dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reuniram-se ontem no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), para afinar o acordo ortográfico(1) e criar estratégias para que a língua portuguesa ganhe força nos organismos internacionais. A Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial foi iniciada na quinta-feira, 25, e teve momentos importantes, como a discussão da padronização da grafia do português, mantendo na pronúncia as diferenças regionais e a cultura de cada localidade. Ontem, o ponto alto das discussões ; abertas à comunidade ; foi a palestra ;Estado de desenvolvimento do acordo ortográfico.;

De acordo com o representante do movimento Acordar Melhor, Ernani Pimentel, a iniciativa é de extrema importância e aprovada por diversos linguistas e profissionais da área. Porém, para chegar ao nível que o espanhol e o inglês chegaram no mundo, ainda é preciso percorrer um caminho paralelo ao traçado. ;Nós que lidamos diretamente com o português ainda encontramos dificuldades com a escrita do ;j;, do ;g;, ;s;, ;c;. É preciso que haja mais simplicidade na língua e o aprendizado seja facilitado;, ressalta o também professor de língua potuguesa.

Segundo Ernani, é necessária uma integração de toda a população. Um grande avanço já foi conquistado pelo movimento: foi realizada uma audiência pública no Senado Federal para discutir o assunto. A partir do debate, os senadores decidiram criar uma comissão para repensar o acordo ortográfico e eliminar as dificuldades provocadas pela complexidade do português.

Além disso, um abaixo assinado virtual está sendo feito no site www.acordarmelhor.com.br com o intuito de reunir o maior número de pessoas para a criação de fóruns de debates sobre o assunto. ;Já temos 12 mil assinaturas oriundas de todo o país. Se tivéssemos um sistema ortográfico racional e lógico, sem exceções, sem duplas grafias, os alunos aprenderiam e não precisariam decorar nada;, explica Pimentel.

Quem quiser opinar sobre o assunto ainda pode participar do simpósio, que se encerra hoje, às 18h. Basta ir até o local e se inscrever gratuitamente.

1 - Padronização
O acordo ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em 1990 pelos governos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Mostra cultural

Além da Conferência, o Itamaraty promove ainda uma intensa agenda de eventos paralela aos debates oficiais, entre elas a exposição Língua Viagem ; em português todos se encontram, que estará aberta à visitação pública no Palácio Itamaraty até 14 de abril.

Hoje e amanhã estarão reunidos no CCBB escritores e tradutores encarregados de refletir e discutir os rumos da literatura produzida na África, Portugal e Brasil.

As mesas foram programadas de acordo com temas chave no mundo da literatura de língua portuguesa. Os escritores moçambicanos Paulina Chiziane e Ondjaki, o tradutor inglês David Treece e o gaúcho Moacir Scliar são alguns dos convidados do evento, que tem entrada franca e acontece das 15h às 20h30

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação