Brasil

Criança de 1 ano e 8 meses foi imunizada contra o vírus A e passou mal no dia seguinte

Luiza Seixas
postado em 31/03/2010 07:39
O Ministério da Saúde informou ontem que está acompanhando a investigação do caso da criança em São Paulo, que foi internada após ser vacinada contra a influenza A (H1N1). A assessoria do órgão disse que é precipitado dizer, no momento, que o motivo da internação tenha sido a imunização, e voltou a afirmar que a população não precisa ter medo da vacina.

Segundo familiares, J. H., de 1 ano e 8 meses, tomou a vacina na tarde do último dia 25 (1)e teve febre na madrugada. No dia seguinte, a caminho da escola, ele passou mal e foi levado ao hospital, onde disseram que os sinais de fraqueza eram uma reação à vacina. Logo depois, J.H. voltou ao hospital e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nota divulgada pela Secretaria de Saúde de São Paulo afirma que é possível que o menino tenha tido uma encefalite viral, ou seja, uma inflamação no encéfalo causada por vírus. E que exames mais minuciosos, com o objetivo de confirmar o diagnóstico, serão realizados ainda nesta semana pelo Instituto Adolfo Lutz.

;O paciente tomou, no dia 25 de março, vacinas contra paralisia infantil, tríplice bacteriana e antipneumocócica 10-valente, além de ter sido imunizado contra o vírus A (H1N1). Portanto, não é possível afirmar que o problema tenha sido causado pela vacina contra a influenza A sem uma investigação minuciosa;, explicou a nota. E informou ainda que o paciente já foi submetido a diversos exames, como tomografia e ressonância magnética, mas que nenhuma alteração foi observada.

A secretaria fez questão de destacar que não há, até o momento, qualquer caso relatado em países onde a vacinação já foi realizada, de reações adversas relacionadas à encefalite viral.

Ao Correio, Sheila Procópio, 23 anos, que disse ser irmã da criança, afirmou por telefone que Jean está internado no Hospital Dom Antônio de Alvarenga, no Ipiranga. ;Ele chegou bom para tomar a vacina, depois foi ficando mole, com os olhos virados e sem coordenação motora;, relatou a moça, que mora em Itaquera, Zona Leste de São Paulo. ;Os médicos dizem não saber o que aconteceu com a criança, não têm diagnóstico, não têm nada;, lamentou Sheila.

A reportagem tentou entrar em contato com os representantes do hospital, mas não obteve sucesso.


1 - Calendário
A vacinação contra o vírus A (H1N1) no Brasil segue um cronograma, de acordo com os grupos contemplados. Os primeiros a receberem a vacina foram os profissionais de Saúde e os índios. A segunda etapa, que inclui crianças de 6 meses a 2 anos, termina na próxima segunda-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação