Brasil

Lula defende maior conscientização das pessoas que moram em áreas de risco

postado em 06/04/2010 14:46
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (6/4), que e preciso conscientizar melhor a população que vive em áreas de risco de modo a evitar tragédias como a das últimas 24 horas, que deixou mais de 50 mortos em todo o estado.


;O mais importante nessa história toda é que precisamos conscientizar a população para que deixe as áreas de risco, principalmente os que moram em encosta de morro e em áreas sujeitas a deslizamento. Que vá para a casa de parentes ou de amigos e espere a chuva passar, o que não é fácil. Só pode melhorar de vida quem estiver vivo;.


Segundo o presidente, o governo federal está pronto para ajudar a prefeitura e o governo fluminense, mas que é preciso esperar que a chuva passe para saber das reais necessidades do Rio.

Lula falou aos jornalistas no saguão do Copacabana Palace, quando deixava o hotel para participar de uma reunião na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para avaliar a evolução do Plano de Desenvolvimento Produtivo, lançado pelo governo há dois anos.


O presidente informou que, tão logo a chuva passe, o prefeito e o governador farão um levantamento dos problemas para repassar ao governo federal. Lula negou que a situação possa ameaçar a realização da Olimpíada de 2016 e da Copa do Mundo de 2014 no país.


"O Rio de Janeiro esta preparado para fazer a Olimpíada, para fazer a Copa do Mundo com muita tranquilidade e não é por causa de uma catástrofe que vamos achar que ela vá ter que acontecer toda hora. Vejam o caso do Chile onde a cada 20 anos acontecem terremotos, maiores ou menores, e o povo continua vivendo e construindo sua vida e voltando para o mesmo lugar".

Lula recordou que desde o ano passado o governo federal vem investindo fortemente em obras de drenagem. ;Percebemos que muitas prefeituras do Brasil inteiro são vítimas da falta de investimentos em obras de drenagem".


Ele ressaltou que o governo vai trabalhar com o prefeito e o governador do Rio para destinar mais recursos do PAC 2 a obras de drenagem, de modo a que daqui a dez ou 15 anos a cidade sofra menos em períodos de chuva.


"Lamentamos o que aconteceu, mas quando o homem lá em cima esta nervoso e faz chover, nós só temos e que pedir para que ele pare a chuva, para que se possa tocar a vida na cidade".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação