Brasil

Municípios do Rio contabilizam prejuízos causados pela chuva

postado em 06/04/2010 17:03

Ilha do Governador no Rio de JaneiroRio de Janeiro - A Defesa Civil do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, registrou desde o final da tarde desta segunda-feira (5/4) até as 14h30 de hoje (6) 39 ocorrências causadas pelo temporal que cai no estado do Rio. O balanço divulgado pelo órgão registra 120 desabrigados pelas chuvas, que foram encaminhados a abrigos nos bairros de Vila Alzira, Saracuruna e Campos Elíseos.

O município foi atingido por dois desabamentos nas localidades de Olavo Bilac e Gramacho e três deslizamentos, além de 34 pontos de alagamentos. Embora a chuva tenha diminuído de intensidade, a Defesa Civil municipal permanece em alerta. O órgão adverte a população que os rios estão em nível de transbordamento e existe risco de enchentes, caso as chuvas continuem.

No Centro-Sul do estado, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) conseguiu, com ajuda de funcionários da prefeitura de Miguel Pereira, restabelecer o acesso àquela cidade, que foi interrompido esta madrugada na Serra da Bandeira, devido ao temporal.

O secretário de Obras de Miguel Pereira, Paulo Izidoro, disse que as chuvas causaram a queda de muitas barreiras, mas por volta das 10h o trânsito já havia voltado ao normal, apesar de vários trechos da estrada permanecerem em meia pista.

[SAIBAMAIS]Em Itaboraí, região metropolitana do Rio de Janeiro, os estragos provocados pelas chuvas foram sentidos em oito bairros: Manilha, Vale do Sol, Visconde, Engenho Velho, Beira Rio, Itambi, São Joaquim, Joaquim de Oliveira e Ampliação. As autoridades locais contabilizam até agora 469 desabrigados. Não houve, entretanto, registro de mortes.

Segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura de Itaboraí, equipes da Secretaria de Saúde estão distribuindo à população remédios contra doenças provocadas pelas chuvas, como leptospirose, além de folhetos ensinando como agir em caso de enchentes.

As secretarias de Desenvolvimento Social e Educação atuam em conjunto, levando os desabrigados para cinco escolas municipais e fornecendo comida, roupas e água potável. O prefeito Sérgio Soares pediu à distribuidora de energia elétrica Ampla que desligasse a luz no bairro de Manilha, porque o nível da água está muito alto e há risco de choques elétricos para a população.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação